Notícias

Loja é assaltada em Irecê e clientes são rendidos

Publicado em 30/07/2014 às 08h44

Dois criminosos invadiram uma loja de eletroeletrônicos em Irecê, norte do estado, na manhã desta terça-feira (29) e renderam funcionários e clientes. A ação, que durou pouco mais de cinco minutos, resultou no roubo de 40 aparelhos celulares, dinheiro e pertences. De acordo com o site Irecê Repórter, a dupla fugiu em uma moto após a ação rápida. Um se trajava de capacete e blusão camuflado do exército. O prejuízo, de acordo com o proprietário, foi orçado em mais de R$ 15 mil. A polícia investiga o caso. 

Fonte: Bahia Notícias

Compartilhar

Vacina contra Hepatite A entra no calendário nacional vacinação

Publicado em 30/07/2014 às 08h41

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, anunciou nesta terça-feira o início da campanha nacional de vacinação contra hepatite A. A campanha é dirigida a 3 milhões crianças de um a dois anos de idade. O governo estabeleceu como meta vacinar pelo menos 95% das crianças desta faixa etária. O ministério informa que já mandou 1,2 milhão de doses para os estados. A vacinação já começou no Distrito Federal, Goiás e Rio Grande do Sul.

A campanha faz parte do esforço do ministério em torno do Dia Mundial da Luta contra Hepatites Virais (28 de julho). Com a inclusão da vacinação contra hepatite A, o ministério passa a oferecer a população os 14 tipos de vacinas básicas, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), A vacinação de crianças de um a dois anos contra hepatite A é uma forma de se proteger contra a doença sobretudo na fase adulta.

- Já houve uma redução significativa da circulação viral da hepatite A no país, com a melhoria das condições sanitárias. Com a vacinação das crianças, grupo mais vulnerável e exposto à doença, podemos diminuir ainda mais a circulação deste vírus - disse Chioro.

O ministério considera muito importante que os pais levem os filhos aos postos de saúde para serem vacinados. A hepatite A pode ser letal, sobretudo na fase adulta.

Fonte: Correio

Compartilhar

Dicas para aproveitar melhor o tempo reservado para estudar

Publicado em 29/07/2014 às 09h05

Neste período de retorno às atividades escolares, a maioria dos alunos chega ansiosa para rever amigos e professores.

Neste processo, é importante os pais ajudarem seus filhos a se organizar e aproveitar bem a estrutura da escola, visando um melhor aprendizado.

A pedagoga Francisca Paris, mestra em Educação e diretora de serviços educacionais da Editora Saraiva, elenca dez dicas práticas sobre o tema.

-- Comunicar regras claras –  É preciso ensinar as crianças a viver cada momento intensamente, fazendo-os compreender que a vida é feita de ciclos em que ora se estuda, ora se descansa. Com a volta às aulas, eles devem saber que acabou o espírito das férias.

-- Manter uma agenda para registrar atividades e horários – Não podemos confiar na memória! Quando se tem uma organização e se sabe o dia certo para entregar cada trabalho, o aluno se dedica na ordem certa, de acordo com as datas.

Também evita deixar de cumprir as atividades e esquecer os materiais para a aula do dia seguinte, que devem ser arrumados no dia anterior, não a cinco minutos de sair de casa.

-- Cumprir horário escolar – A criança tem que estar na escola no mínimo 10 minutos antes do início da aula.

Quem chega atrasado perde importantes partes, como a explicação inicial de como será a atividade do dia e quais materiais serão usados. Um atraso de 15 minutos pode não parecer nada, mas faz com que ela chegue atrapalhada.

-- Ter vários materiais de consulta – Claro que a internet tem tudo, mas há outras opções de pesquisa, como arquivos de fotografia, periódicos e enciclopédias.

O importante é saber consultar. O “Ctrl C + Ctrl V” é a primeira pesquisa, mas depois é preciso analisar esse conteúdo e escrever sobre ele com suas próprias palavras.

-- Estudar todos os dias – Estudar às vésperas de uma prova é péssimo, porque se conta somente com a memória e não se aprende de fato. Estudar diariamente é o ideal, porque aprende-se um pouco por dia.

-- Questionar, sempre – Aluno bom é aquele que tem dúvidas. Escola é o lugar de perguntar, então temos que fortalecer o “Não entendeu? Pergunta!”. Não existe questão imbecil, o aluno pode perguntar qualquer coisa.

-- Manter um espaço em casa para o estudo – As crianças e jovens de hoje são capazes de fazer várias atividades ao mesmo tempo, mas estudar exige concentração e dedicação.

O corpo tem que parar! Esse lugar não precisa ser luxuoso, basta ter uma cadeira e uma mesa para ele e um horário reservado para o estudo, sem ser incomodado.

É importante o hábito de se reservar um tempo para isso – meia hora por dia, por exemplo –, sem sacrifícios, porque deixar para adquiri-lo na adolescência é muito mais penoso.

-- Obter a progressão do aluno – O objetivo da escola é a aprendizagem, o crescimento em relação a ele mesmo, sem comparações com o restante da classe.

Cada criança é única, assim como seu desenvolvimento. A escola tem que ser significativa e não utilitária, já que serve para nos ensinar o que a humanidade construiu.

-- Deixar as crianças com tempo livre – Elas não podem ser submetidas a uma rotina rígida. Os pais passam sua ansiedade para a criança, então temos casos de pequenos hipertensos e estressados porque estão com a agenda sobrecarregada.

Não precisamos ser 8 ou 80, mas temos que parar com essa ideia obsessiva de preparação e recuperar o brincar. Infelizmente muitas crianças só conhecem o mundo pela televisão e pela internet.

-- Estreitar relações com os filhos – Os pais devem perguntar a eles como foi o dia, o que teve de bom e o que não ficou claro no que aprenderam, e participar das atividades da escola.

Mesmo que não possam ajudá-los, farão parte da vida deles. O mesmo vale para pequenos sinais de bullying, que crianças e adolescentes muitas vezes não falam espontaneamente, mas acabam revelando-os quando são questionados.

Fonte: Tribuna da Bahia

Compartilhar

Baianos aguardam até 4 meses por perícia médica

Publicado em 29/07/2014 às 09h02
Foto: Francisco Galvão
 

Os baianos estão tendo que esperar até quatro meses para poder realizar uma perícia médica e conseguir um benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).  A Tribuna  tentou fazer o agendamento e em consulta feita na manhã de ontem no site do Ministério da Previdência, a data mais próxima disponível para perícia era 17 de novembro, na agência da previdência social em Brotas.

A funcionária pública, Nilza Souza, assumiu a responsabilidade de cuidar do sobrinho que possui deficiência mental, e há três meses tenta fazer a marcação da pericia médica, com a esperança de conseguir um auxílio financeiro. “Ele passa por tratamento particular da doença, mas com a dificuldade que estamos tendo, fica complicado. Hoje vim aqui, tentar fazer a marcação da pericia, há três meses tento e ainda não consegui,” conta.

A doméstica Kátia Dantas passa por um problema parecido. Há quatro meses ela tenta o atendimento médico para o marido, que sofre de esquizofrenia, na manhã dessa segunda-feira (28/7), ela finalmente conseguiu que ele passasse pela perícia. “Ele sofre de esquizofrenia, tem convulsões, sai pela rua, tem crises, pega as facas em casa e tenta me matar, mas tudo isso é por causa da doença, por que ele é uma pessoa boa,” relata à doméstica.

Segundo Dantas, todo o processo já passa dos três anos. “Já tem três anos que estamos tentando esse benefício. Junto com as negativas e o tempo de espera, já se passou todos esses anos. Ele não trabalha, eu sou doméstica, precisamos desse dinheiro pra comprar remédios, comida, para sobreviver,” diz emocionada.

A doença da secretaria do lar, Paulina de Sena, é diferente, mas as dificuldades encontradas são as mesmas, desde fevereiro na luta para passar pela perícia na expectativa de conseguir um afastamento do trabalho. “Esses meses todos sem conseguir trabalhar, sem ter o afastamento, e sem receber salário. Para sobreviver tá impossível. Hoje, finalmente, vou ser atendida. Se não fosse a ajuda da minha patroa, dos meus amigos e familiares, estava passando fome,” relata Sena.

De acordo com Instituto Nacional do Seguro Social, o grande problema é a falta de peritos, não só na Bahia, mas também no Brasil. Em dados nacionais, nos últimos três anos, o número de peritos que deixaram de trabalhar por aposentadoria, morte ou exoneração foi de 1.411. Não preocuparia tanto, se o último concurso para o cargo tivesse sido feito em 2011 e contratado apenas 516 médicos.

Sem funcionários para atendimento

Em Salvador, a dificuldade é parecida. “São apenas 83 profissionais, que realizam não só a pericia, mas todas as outras atividades que o INSS tem que desempenhar. Atendemos não só a capital, mas todas as cidades que vão até a Esplanada.

São 22 agências, e diariamente atendemos 700 pessoas que estão em busca de algum tipo de pericia, 75% dos procedimentos realizados pelo INSS precisam passar por perícia,” explica a médica, Márcia Prado, chefe substituta do Serviço de Saúde de Salvador.

Ainda segundo Prado, para conseguir agilizar a demanda de pacientes, apenas na capital, seriam necessários mais 25 médicos. Em dados nacionais, esse número sobe para seis mil peritos. “Em um mundo ideal, seria necessário um aumento de 30% no quadro de funcionários. Mas é complicado, além de tudo ainda tem a questão da insegurança. Médicos são constantemente agredidos e agências têm que ser fechadas por conta disso, e isso só atrasa mais o atendimento,” pontua a médica.

Atualmente, segundo dados do INSS, são realizados cerca de sete milhões de perícias por ano e concedidos 417 mil benefícios por mês, sendo 53% destes por incapacidade. O tempo de espera entre a solicitação e a perícia, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), deve ser de 15 dias. 

 

Fonte: Tribuna da Bahia

Compartilhar

Candidatos participam de debate sobre políticas culturais

Publicado em 29/07/2014 às 09h00
 
Eleições Bahia: Candidatos participam de debate sobre políticas culturais no estado nesta terça
Foto: Evilásio Júnior / Bahia Notícias
 
Os candidatos ao governo do Estado participam, nesta terça-feira (29), do evento “A política cultural no Estado da Bahia”, no salão nobre da Academia de Letras do estado (ALB), a partir das 19h.
 
No decorrer do dia, os postulantes aproveitam para cumprir a agenda de campanha. Paulo Souto (DEM), da coligação “Unidos pela Bahia”, e Renata Mallet (PSTU) se reúnem com suas respectivas equipes. Marcos Mendes (PSOL) concede, pela manhã, entrevista à Rádio Excelsior. Rui Costa (PT), da coligação "Pra Bahia Mudar Mais", também é entrevistado por uma emissora de rádio da capital e, depois, segue para gravar seu programa do horário eleitoral gratuito. Rogério Tadeu da Luz (PRTB) participa de entrevista à Rádio Educadora de manhã e, pela tarde, se reúne com a equipe de campanha. Lídice da Mata (PSB), da coligação "Um Novo Caminho para a Bahia", estará no programa Que Venha o Povo, da TV Aratu.
 
Compartilhar

Professor de Feira de Santana participa da Dança dos Famosos

Publicado em 28/07/2014 às 10h34


Saulo e Juliana posam para a foto após as duplas formadas

 

O professor de dança Saulo Rangel dá aulas em Feira de Santana, no interior da Bahia, e é um dos selecionados para integrar o quadro de coreógrafos da Dança dos Famosos 2014, do programa Domingão do Faustão.

Saulo ensina em uma academia da cidade e no Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira. O feirense fará par com a atriz Juliana Paiva, que deu vida à personagem Fatinha, em Malhação (Globo).

A disputa tem início no próximo domingo, 3, e conta ainda com o elenco de famosos composto por Lucélia Santos, Anitta, Lucas Lucco, Bruno Gissoni, Marcello Melo Jr., Vanessa Gerbelli, Anderson Di Rizzi, Paloma Bernardi, Luiz Carlos Miele, Giovanna Ewbank e Giba, ex jogador de vôlei.

Fonte: A Tarde

Compartilhar

Fim de semana tem 10 mortes na estrada

Publicado em 28/07/2014 às 10h32

Imprudência e desrespeito à sinalização são as principais causas, diz polícia. Na capital baiana, Transalvador contabilizou 20 acidentes com 20 feridos.

 

Acidente perto de Roda Velha, no Oeste da Bahia (Foto: Blog do Sigi Vilares)
Acidente na BR-020, perto do distrito de Roda Velha
deixou 4 mortos (Foto: Blog do Sigi Vilares)
 
 

A Polícia Rodoviária Federal na Bahia (PRF-BA) registrou, no sábado (26) e no domingo (27), 54 acidentes nas rodovias federais que cortam o estado. Segundo a PRF, 10 pessoas morreram e 36 ficaram feridas.

Entre os acidentes está uma batida na BR-020, perto do distrito de Roda Velha, que pertence à cidade de São Desidério, região oeste da Bahia. Dois carros colidiram, deixando quatro pessoas mortas.

A PRF afirma que os acidentes geralmente ocorrem durante o dia e em pistas com boa qualidade para tráfego. As causas das batidas, segundo o órgão, são a imprudência e o desrespeito à sinalização de trânsito.

Salvador
Já na capital baiana, a Transalvador contabilizou, durante o final de semana, 20 acidentes, com 20 pessoas feridas e duas mortes. Entre os mortos está um ciclista que foi atropelado por um táxi na Avenida Octávio Mangabeira, em Patamares.

Já no bairro da Federação, um ônibus e um carro do modelo Gol se envolveram em um acidente. Duas pessoas se feriram. O condutor chegou a ficar preso nas ferragens e foi socorrido por equipes do Samu.

Acidente deixou três pessoas feridas (Foto: Alexandro Sacramento / Arquivo Pessoal)
Acidente no bairro da Federação deixou três pessoas feridas (Foto: Alexandro Sacramento / Arquivo Pessoal)
 
Compartilhar

171 candidatos a governador disputam preferência do brasileiro

Publicado em 28/07/2014 às 10h29

Além de governador, o eleitor brasileiro poderá eleger presidente, senador, deputado federal e deputado estadual

No dia 5 de outubro, mais de 141 milhões de eleitores devem comparecer às urnas para eleger os governadores de seus estados. De acordo com o TSE, 171 candidatos vão concorrer a 27 vagas de governador – com uma concorrência de 6,3 candidatos por vaga.

Nas eleições deste ano, cinco cargos estão em disputa. Além de governador, o eleitor brasileiro poderá eleger presidente, senador, deputado federal e deputado estadual (ou distrital, no caso do Distrito Federal).

De acordo com a Justiça Eleitoral, dos 171 candidatos ao governo dos estados, 42 (24,5% do total) tem entre 50 e 54 anos e 79,5% (136) concluíram curso superior. A profissão mais comum entre os candidatos é a de advogado. O partido que mais indicou candidatos aos governos estaduais é o PSOL (27), seguido pelo PMDB (18) e pelo PT (17).

O governador do estado é a autoridade máxima do Poder Executivo local. Além das funções burocráticas, como sancionar, promulgar leis e nomear os secretários, o governador deve formular políticas públicas para melhorar a vida da população nas áreas de saúde, educação e saneamento, por exemplo.

A Agência Brasil publica a partir de hoje (28) uma série de matérias com os perfis dos candidatos a governador nos 26 estados e no Distrito Federal. A publicação será dividida por regiões e seguirá a seguinte ordem: Região Norte (hoje); Região Nordeste (amanhã, 29); Região Centro-Oeste (30); Região Sudeste (31) e Região Sul (1º).

Fonte: iBahia

Compartilhar

Três jovens morrem e três desaparecem no Rio São Francisco

Publicado em 28/07/2014 às 10h26

Três jovens morreram e outros três estão desaparecidos após se afogarem no Rio São Francisco na tarde deste domingo (27). Segundo informações da polícia, uma família estava acampada na beira do rio quando aconteceu o incidente no município de Serra do Ramalho.

Ainda de acordo com a polícia, os jovens estavam jogando na beira do rio quando a bola caiu na água por volta das 12h. Um dos jovens entrou no rio parar pegar o objeto e acabou sendo puxado pela correnteza. Sem saber nadar, outros jovens entraram na água no intuito de regatar o garoto. Um homem que estava no grupo ainda conseguiu resgatar a filha e outros jovens da água, mas seis acabaram se afogando.

Morreram César Augusto Souza Prado, 20 anos, e José Eudo Souza Guedes, de 15 anos. Um outro corpo foi encontrado na manhã desta segunda-feira (28), mas ainda não foi identificado. Os nomes dos desaparecidos não foram divulgados.

A Marinha está no local fazendo buscas pelos três jovens desaparecidos. Familiares e a população local também estão auxiliando nas buscas. 

Fonte: Correio

Compartilhar

Multinacional investe R$ 50 milhões em fábrica na Bahia

Publicado em 28/07/2014 às 10h23
Quando estiver em pelo funcionamento vai gerar 180 empregos diretos
Quando estiver em pelo funcionamento vai gerar 180 empregos diretos
 
 

Há três meses em operação na Bahia, a fábrica da multinacional alemã Lapp Group já está processando 200 toneladas de cobre por mês.

A líder mundial em condutores elétricos foi implantada em Camaçari e investiu R$ 50 milhões na primeira unidade do grupo na América Latina.

Quando estiver em pelo funcionamento vai gerar 180 empregos diretos e processar 1.200 toneladas de cobre por mês.
 
A Lapp já está no mercado brasileiro há mais de 10 anos, distribuindo produtos importados por meio da central em Osasco – SP. Entretanto, as operações industriais no Brasil, só tiveram início no mês de outubro de 2013, com uma linha reduzida de produtos, em Lauro de Freitas – Bahia, e logo após com a implantação da empresa em Camaçari, que iniciou as operações em abril deste ano.
 
O empreendimento foi instalado em uma área superior a 30 mil m², localizada na Via Parafuso. A área construída total é de 10.000 m². A primeira fase do processo produtivo ocupaatualmente mais da metade deste espaço. 

Breve tomará o restante do prédio, produzindo em larga escala, conta o gerente industrial da Lapp  Group, Edson Oliveira. “A empresa tem capacidade instalada para processar 1.500 toneladas de produto acabado. Elaboramos condutores elétricos de cobre em baixa tensão, para os mais diversos tipos de aplicação”, afirma.
 
Nesta primeira etapa a Lapp irá atender todo o mercado brasileiro, porém com a consolidação da fábrica, serão realizadas exportações para toda a América Latina. “Nós estamos investindo no Brasil para um projeto de longo prazo, nosso capital não é especulativo. Vamos gerar empregos e bons negócios nos próximos anos”, informa o gerente.
 
Segundo ele, a principal razão da escolha da Bahia é o mercado consumidor Nordestino, que está em plena expansão e desenvolvimento.

Ele destaca a importância estratégica e logística do estado como porta de entrada para as regiões Nordeste e Norte, além de manter proximidade com as regiões Sul e Sudeste.
 
“A Bahia está no meio do caminho. Foi o local onde encontramos uma boa condição para instalação logística na empresa. Além disso, estarmos localizados numa área densamente industrializada. O Polo Industrial de Camaçari demonstra uma vocação do estado para a atração de investimentos de capital produtivo. A mão de obra encontrada aqui é qualificada, o que facilitou a implantação da empresa”, afirmou Oliveira.
 
Lapp no Brasil

 
A Lapp é uma empresa familiar, fundada em 1957 por Oskar Lapp com a invenção do ÖLFLEX®, o primeiro cabo flexível de controle produzido industrialmente no mundo. 

Atualmente, a produção do grupo abrange cabos e fios de alta flexibilidade, plugues industriais e conectores de rosca, soluções de manufatura customizada, tecnologia da automação e acessórios técnicos.

Os cabos da empresa são utilizados até mesmo em robótica, informa Edson Oliveira. Os principais mercados incluem as construtoras de máquinas e equipamentos, bem como os fabricantes de aparelhos e dispositivos.
 
No Brasil, o grupo conta com um importante centro de distribuição na cidade de Osasco, grande São Paulo, implantado desde o ano de 2002.

As instalações comerciais atuais, que empregam 29 pessoas, incluem um depósito de 1.500 m². Somente no ano de 2012, a empresa registrou um faturamento de R$ 20 milhões.

Agora com a fábrica na Bahia, a Lapp pretende expandir ainda mais os negócios na América do Sul, tendo como porta de saída o Brasil, uma importante base de investimentos.

Fonte: Tribuna Da Bahia

Compartilhar

Consumidores se queixam à Anatel contra serviços de telefonia

Publicado em 28/07/2014 às 10h21

36 reclamações foi o número de queixas que a Superintendente de Proteção  e Defesa do Consumidor – Procon/Ba- recebeu desde o dia 8 de julho até esse domingo (27/7), após ser editada a Resolução da Anatel ( Agência Nacional de Telecomunicações) nº 632 de 7 de março de 2014, determinando algumas mudanças , melhorias e instrumentalização da defesa dos direitos do consumidor dos serviços de telecomunicações.

Dentre as mudanças, todo consumidor tem o direito de cancelar o telefone, a internet e a TV por assinatura sem falar com os funcionários da empresa.

A ideia é que com as alterações promovidas o consumidor possa contar com mais agilidade na prestação dos serviços por parte das operadoras e que o número de reclamações feitas pelos consumidores na central de atendimento da Anatel diminua.

Entre as alterações destaca-se o cancelamento automático do serviço, ou seja, o cliente não precisará mais passar por um atendente para dispensar serviços de telefonia, banda largas ou TV. O consumidor poderá realizá-lo de forma eletrônica, por telefone, internet, ou terminais de autoatendimento E a operadora terá dois dias úteis para cumprir a solicitação.

Por meio da assessoria, a Agência Nacional de Telecomunicações informou que, caso um consumidor entenda que a prestadora está descumprindo o regulamento, deve, inicialmente, reclamar na própria prestadora. “ É fundamental anotar e guardar todos os números de protocolos.

Se as operadora não resolver a demanda, o consumidor pode registrar uma reclamação na Anatel por meio do telefone 1331 ou pela Internet. Todas as informações coletadas no período servirão de subsídios para ações de acompanhamento e controle e possível sanções às prestadoras”, informou.

-- Faça sua reclamação

Visando fiscalizar as empresas de telecomunicações, a Anatel informou ainda que fiscais da Agência estão em campo em várias capitais brasileiras, desde o dia 8 de julho, para verificar se as obrigações estão sendo cumpridas pelas prestadoras.

Os procedimentos de fiscalizações incluem, entre outros pontos, testes de funcionamento dos sistemas e inspeções nos call centers e postos de venda, por exemplo: “Até o final do mês, a Anatel terá realizado aproximadamente 1.500 horas de fiscalização”, garantiu.

Em relação às reclamações na Central de Atendimento ( 1331) e no portal, a Anatel esclareceu que ainda precisa coletar dados nos próximos dias para verificar como as novas regras impactaram o número de reclamações  dos consumidores no mês de julho. “Neste primeiro momento, como informado, estamos trabalhando com os resultados oriundos dos procedimentos de fiscalização”.

Já quanto aos procedimentos de fiscalização da Anatel, identificou-se que , em geral, as regras vêm sendo cumprida pelas prestadoras.

Ao mesmo tempo, por meio de um grupo de monitoramento, a Agência identificou problemas pontuais já corrigidos pelas empresas, após serem acionadas.  “Alem disso, eventuais descumprimentos às obrigações do regulamento resultarão em processo administrativo contra as empresas. As sanções – de acordo com as regras da Agência – variam de acordo com diversos fatores, tais como: se as infrações forem pontuais ou generalizadas, quantos consumidores foram prejudicados, se a empresa tomou ações rápidas para corrigi-las, entre outros. Dependendo da extensão e da gravidade da  infração, as sanções podem ir desde uma advertência até multa de R$ 50 milhões para cada descumprimento de obrigações”, concluiu

Fonte: Tribuna da Bahia

 

 
Compartilhar

Suspensão de carteira de habilitação aumenta 30% na Bahia

Publicado em 28/07/2014 às 10h19
Com mais de 10 mil casos, suspensão de carteira de habilitação aumenta 30% na Bahia
Foto: Divulgação
 
Por infrações como dirigir sob efeito de álcool, 10.144 motoristas tiveram a carteira de habilitação suspensa no ano passado, segundo informações do Jornal A Tarde, com base em dados do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). Em relação a 2012, quando 7 mil pessoas foram penalizadas, o número representa um aumento de 30%. Sofrem a  suspensão da autorização para dirigir os condutores que atingiram 20 ou mais pontos no prontuário ou quando esta é a punição para o erro cometido no trânsito, como no caso de corrida ilegal em via pública. A pena pode variar entre um a 12 meses. Em relação à década, o crescimento no número de motoristas punidos é de 805%, já que em 2003 foram registrados 1.121 casos.
 
Compartilhar

Após informe que menciona Dilma, responsáveis serão demitidos.

Publicado em 28/07/2014 às 10h17

Após informe que menciona Dilma, responsáveis serão demitidos, diz presidente do Santander

Após informe que menciona Dilma, responsáveis serão demitidos, diz presidente do Santander
Foto: Reprodução
 
Após a polêmica causada por um informe do banco Santander, veiculado nos extratos de clientes de alta renda, que apontava risco de deterioração da economia brasileira, caso a presidente Dilma Rousseff seja reeleita, a instituição financeira comunicou que os responsáveis pelo texto serão demitidos. A medida ainda não tem prazo para ocorrer, porque o Santander ainda apura internamente o caso. Segundo o presidente mundial da empresa, Emilio Botín, o informe não é do banco, mas de um analista.  Ainda segundo Botín, o dirigente da companhia no Brasil, Jesús Zebalza, prestou esclarecimentos sobre o caso à Dilma e a outras autoridades.
 
Compartilhar

Emissoras de TV já têm data para debates entre candidatos-BA

Publicado em 24/07/2014 às 09h49
Emissoras de TV já têm data para debates entre candidatos a governador do Estado
Como tradição, Band abre série com Silvana Oliveira | Foto: Max Haack/ BN
 
As emissoras baianas já bateram o martelo e iniciam os debates a governador do Estado no mês de agosto.
 
Como de costume, a TV Band abre a rodada, ancorada pela jornalista Silvana Oliveira. No dia 14 do próximo mês, Paulo Souto (DEM), Rui Costa (PT), Lídice da Mata (PSB) e Marcos Mendes (PSOL) devem participar do encontro, já que têm representação na Câmara dos Deputados, como prevê a Lei Eleitoral. Logo depois, no dia 29 de setembro, acontece o tradicionalmente acalorado confronto entre os candidatos na TV Aratu/SBT, sob o comando do jornalista Casemiro Neto.
 
No dia seguinte, 30 de setembro, os postulantes se encontram na TV Bahia/ Globo. Já a data do embate na Record Bahia será divulgada apenas no dia 1º de agosto. Caso haja segundo turno, as emissoras de televisão já têm agendas pré-definidas. A Band mais uma vez abre o ciclo, com encontro no dia 9 de outubro, e, na sequência, a TV Aratu, no dia 20 do mesmo mês. A TV Bahia pode reunir os candidatos, novamente, no dia 23 de outubro, caso se confirme a segunda fase eleitoral. Outro encontro tradicional é o debate da Rádio Sociedade. Ele acontece no dia 19 de setembro e vai ser mediado pela jornalista Jéssica Senra. 
 
Compartilhar

Comerciante é flagrado 193kg de carne de animais em extinção

Publicado em 24/07/2014 às 09h43

O comerciante Darino Pereira Santos, 63 anos foi detido na madrugada desta quarta-feira, 23, após ser flagrado com 193,5 quilos de carne de animais em extinção. A prisão ocorreu no km 383 da BR-242, no município de Seabra (a 464 km de Salvador), durante abordagem da Polícia Rodoviária Federal. As carnes, que estavam acondicionadas em sacos plásticos dentro de caixas de papelão estavam no bagageiro de um ônibus da empresa Novo Horizonte que seguia de Bom Jesus da lapa para salvador.

De acordo com informações da Polícia Civil do município, os policiais ao abordarem o ônibus, sentiram um forte cheiro e ao verificar as caixas encontraram as carnes referentes a nove tatus e seis jacarés. "Os animais já estavam abatidos e ao serem pesados pela PRF deu um total de 193,5 kg, sendo 13,5 kg de carne de tatu e 180 kg de jacaré", disse a delegada Lorena Braga coordenadora da 13ª Coorpin.

A delegada informou ainda que o comerciante informou em seu depoimento que teria ido visitar familiares em Morpará e que teria pescado os jacarés no Rio Paramirim e que os tatus ele teria comprado a um homem pelo valor de R$ 20,00 cada. "Ele afirmou que as carnes seriam para presentear alguns familiares e amigos na cidade onde reside que é Ipirá. Estamos investigando as informações dele para checarmos se há veracidade. O que temos de certeza até o momento é que ele transportava o material", frisou.

Após prestar depoimento o comerciante foi liberado. A delegada explicou que o mesmo foi indiciado por crime ambiental. "Temos alguns pontos que devem ser checados, então em contato com o Ministério Público, observamos que não há indícios para a prisão em flagrante neste momento, então ele será indiciado nos artigos da lei ambiental", explicou.

Toda a carne foi encaminhada para a unidade da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) na cidade para ser incinerada. Tanto o tatu como o jacaré são animais silvestres e estão em extinção.

O artigo 29 da lei 9605/98 diz que é crime "Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida" e prever pena de seis meses a um ano de detenção e multa.

No inciso 1º deste artigo diz ainda que estão sujeitos as mesmas penas:

I - quem impede a procriação da fauna, sem licença, autorização ou em desacordo com a obtida;
II - quem modifica, danifica ou destrói ninho, abrigo ou criadouro natural;
III - quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.

Fonte: A Tarde

 

Compartilhar

Ibope: Geddel com 34%, Otto 17% e Eliana5% na disputa ao Senado

Publicado em 24/07/2014 às 09h40

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (14) aponta que ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) tem 34% das intenções de votos para o Senado. Na sequencia, o vice-governador Otto Alencar (PSD) aparece com 17%. A jurista Eliana Calmon (PSB) tem 5%.

O candidato Hamilton Assis (PSOL) tem 1%. Idalba Marins (PEN) também conta com 1%. Os indecisos ou que não responderam somam 23% e os que declaram que vão votar branco ou nulo são 19%.

Confira abaixo os números do Ibope, segundo a pesquisa estimulada, em que os nomes de todos os candidatos são apresentados ao eleitor:

Geddel Vieira Lima (PMDB) – 34%
Otto Alencar (PSD): 17%
Eliana Calmon (PSB): 5%
Hamilton Assis (PSOL): 1%
Idalba Marins (PEN): 1%
Branco/Nulo: 19%
Não sabe/não respondeu: 23%

A pesquisa, encomendada pela TV Bahia, foi realizada entre os dias 19 e 21 de julho. Foram entrevistados 1.008 eleitores em 59 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 00006/2014, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00237/2014.

Fonte: G1 Bahia

Compartilhar

Aeroporto de Irecê passará a ter voos regulares

Publicado em 24/07/2014 às 09h32

Depois de reunião que aconteceu em Irecê, há cerca de 2 meses, entre o prefeito Luizinho Sobral e representantes do Consórcio Progen/Planway, para tratar sobre obras de ampliação do aeroporto, o ministro-chefe da Aviação Civil, Moreira Franco, anunciou que a licitação para as obras já poderá ser aberta.

Com a ampliação, o Aeroporto passará a ter um novo pátio de 14.504 m2 e o terminal de passageiros será de 682 m2, atendendo perfeitamente os moradores do município e as pessoas que vivem em cidades vizinhas. As melhorias no aeroporto serão importantes para ampliar a oferta de voos no interior do estado.

Irecê fica a 478 km de Salvador e é conhecida pelo grande potencial agrícola e agropecuário, além do grande potencial do seu comércio e da prestação de serviços qualificada.

“Passada a Copa do Mundo, nossa prioridade agora é a aviação regional. Aqui na Bahia, 20 aeroportos receberão intervenções deste programa. E temos pressa. Aqui no caso de Irecê, falta apenas a publicação do edital e colocar a licitação na rua. Desenvolver a aviação no interior do país é integrar e dar possibilidade aos brasileiros de usar o avião como meio de transporte”, disse o ministro Moreira Franco.

O prefeito Luizinho Sobral, que vem lutando para que o Aeroporto de Irecê receba obras de ampliação e infraestrutura, disse que a cidade vai se destacar ainda mais em toda Bahia podendo receber voos regulares. “É uma grande conquista. Vamos acompanhar tudo de perto para que as obras comecem o mais breve possível”, finalizou o gestor.

Fonte: Prefeitura Irecê

Compartilhar

Dengue diminui na Bahia, mas avança em Salvador

Publicado em 24/07/2014 às 09h30

Em Salvador, de janeiro até o início de julho deste ano, o número de casos de dengue cresceu 350% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Ministério da Saúde. Em 2013, foram 1.095 notificações, contra 4.927 este ano.


A capital vai na contramão das estatísticas gerais, que tiveram declínio no número de casos. Se nas 27 primeiras semanas do ano passado a Bahia registrou 57.720 notificações da doença, neste ano foram apenas 14.978 - 81% a menos.


Para a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, Isabel Guimarães, as intervenções climáticas podem ter influenciado nas estatísticas. “Salvador teve um período de chuvas muito intenso esse ano, diferente do ano passado, que a gente chegou a ter uma redução de 70% em relação a 2012”, diz.

Ela explica que o tempo de reprodução acaba sendo maior nesses casos. “Com altas temperaturas e chuvas intensas, aumenta a disponibilidade de criadouros”, justifica. Ainda conforme Isabel, o aumento de infestação foi percebido em novembro e, desde então, as ações de combate ao mosquito aumentaram - houve intensificação do uso do carro fumacê, mutirões de limpeza e visitas a residências.

Fonte: iBahia

Compartilhar

Procon-BA disponibiliza canal do WhatsApp para os consumidores

Publicado em 24/07/2014 às 09h29

Um novo canal de comunicação para os consumidores baianos, no WhatsApp Messenger (71 9618-7320), foi disponibilizado nesta quarta-feira (23) pelo Procon-BA, Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor, onde eles podem fazer denúncias, tirar dúvidas e registrar críticas e sugestões ao órgão. 

O WhatsApp Messenger é um aplicativo de multiplataforma que permite a população trocar mensagens pelo celular sem pagar por SMS. Por meio da nova ferramenta, os consumidores terão a comunicação mais ágil e efetiva com o Procon-BA, como explica o superintendente Ricardo Maurício Freire Soares. 

Segundo ele, a ocorrência cada vez maior de infrações cometidas pelos fornecedores e a vulnerabilidade do consumidor  “na relação consumerista, traz a necessidade  de expansão da atuação do órgão. A implantação do novo meio de comunicação  contribuirá para maior conforto e melhor qualidade dos serviços prestados à população baiana”.

Fonte: Tribuna da Bahia

Compartilhar

Governo Wagner é "regular" para 39% da população, diz Ibope

Publicado em 24/07/2014 às 09h27

A pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (23) pela TV Bahia também ouviu os entrevistados sobre o atual governo. Para a maioria dos eleitores, a gestão de Jaques Wagner é "regular".

Essa foi a opinião de 39% dos entrevistados pelo instituto. Para 23%, o governo pode ser considerado bom e para outros 17% é péssimo. Para 10% a gestão atual é ruim e 6% a consideram ótima. Não souberam ou não opinaram 4%.

O Ibope ouviu 1008 eleitores entre 19 e 21 de julho em 59 municípios baianos. A pesquisa foi registrada no TRE com número 00006/2014 e no TSE com número 00237/2014.

Na corrida para eleição do novo governador, o Ibope indicou que Paulo Souto (DEM) continua à frente, com 42% das intenções de voto, percentual que indica, no momento, vitória ainda no primeiro turno. A ex-prefeita de Salvador, Lídice, aparece com 11% das intenções de voto. O terceiro candidato mais citado é Rui Costa, do PT, com 8% das intenções de voto.

 

http://www.correio24horas.com.br/uploads/RTEmagicC_Jaques_Wagner_-_Arquivo_CORREIO_01.jpg.jpg

 

Fonte: Correio

Compartilhar

Arimo fwR bsd b04s uppercase|bsd left uppercase b03s|Arimo left show fwR bsd b03s normalcase|||image-wrap|login news bsd fwB b01 c05 sbse|b01 c05 bsd|b01 c05 bsd|login fwR||b01 c05 bsd|||