Notícias

Saiba quais são as principais causas de demissões no Brasil

Publicado em 28/10/2014 às 15h31

Especialista revela que problemas pessoais podem acabar comprometendo a produtividade do funcionário

Uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Robert Half, revelou quais são os principais motivos que levam uma pessoa a ser demitida. De acordo com os recrutadores ouvidos no estudo, a principal razão para para desligar um funcionário é o fraco desempenho no trabalho.

Logo em seguida aparecem problemas relacionados ao comportamento do funcionário e a falta de aderência à cultura da empresa e dificuldades de relacionamento com a equipe. De acordo com Caio Arnaes, gerente sênior da empresa, esses problemas pessoais, mesmo que não estejam associados à capacidade técnica do profissional, acabam comprometendo a produtividade do funcionário. Confira a lista com as razões mais comuns para que empregadores demitam funcionários:

Fonte: iBahia

Compartilhar

Ministério da Educação reconhece 43 cursos superiores

Publicado em 28/10/2014 às 15h27

O Ministério da Educação (MEC) reconheceu, no dia 23/10, 43 cursos superiores de instituições públicas e privadas de vários estados do país. A lista foi publicada no Diário Oficial da União, em portaria da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, responsável pelo processo de credenciamento. 

Os diplomas emitidos pelas instituições de ensino superior só têm validade se os cursos tiverem o reconhecimento do MEC.

Entre os cursos reconhecidos estão o de engenharia de produção, da Universidade Federal de Goiás; o bacharelado em fisioterapia, da Universidade Federal do Pará; e o de sistemas de internet, da Universidade Federal de Santa Maria (RS).

Também foram reconhecidos cursos de institutos federais de tecnologia (IFTs), como o de enfermagem do IF do Paraná; e o de matemática no IFT do Espírito Santo.

Fonte: Tribuna da Bahia

Compartilhar

Bahia: Empresa israelense inaugura fábrica de embalagens

Publicado em 28/10/2014 às 15h23
A empresa, criada em 1950 em Israel, emprega atualmente cerca de 800 pessoas em todo o mundo
A empresa, criada em 1950 em Israel, emprega atualmente cerca de 800 pessoas em todo o mundo

A primeira fábrica no Brasil destinada à produção de embalagens plásticas especiais para a colheita de algodão, denominadas Round Module Wrap (RMW), será inaugurada nessa terça-feira (28/10), às 14h, no Centro Industrial do Subaé, em Feira de Santana.

Ela teve um investimento de R$ 40 milhões e vai gerar cerca de 50 empregos diretos. 

A cidade baiana foi escolhida pela empresa israelense Tama Plastic Industry, por sua proximidade com áreas produtoras de algodão e sua localização estratégica, com rodovias federais e estaduais em boas condições, que facilitam a distribuição para outros estados, especialmente Goiás e Mato Grosso.

A Tama Brasil Serviços de Soluções em Embalagens Agrícolas é uma empresa de capital israelense e a nova fábrica contará com tecnologia inovadora, permitindo que o algodão seja enfardado durante a colheita, otimizando o tempo do processo e revolucionando o método tradicional de enfardamento do produto.

A empresa, criada em 1950 em Israel, emprega atualmente cerca de 800 pessoas em todo o mundo. Conta com várias divisões de negócios e fabrica uma grande variedade de produtos, tanto em Israel como no Reino Unido. Possui sete fábricas globalmente localizadas, trabalhando em colaboração com os principais fabricantes de máquinas agrícolas.

Fonte: Tribuna da Bahia

Compartilhar

Dilma confirma vontade de reforma política na TV Globo

Publicado em 28/10/2014 às 15h07
Dilma confirma vontade de reforma política na TV Globo
Foto: Reprodução / TV Globo
 
A presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) defendeu na noite desta segunda-feira (27) a consulta popular como essencial para se implementar a reforma política no País.
 
Em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, Dilma disse ter certeza que essa consulta será possível, pois durante a campanha conversou com diversos setores que contribuíram com formas de se fazer um plebiscito. "O Congresso vai ter sensibilidade para perceber que isso é uma onda que avança", disse sobre a cooperação do Congresso Nacional com essa sua proposta, já que após as manifestações de junho do ano passado não teve apoio maciço dos congressistas para fazer a reforma através de consulta popular. Das medidas para tal reforma, citou a possibilidade de proibir doações de empresas, mantendo apenas doações privadas individuais - proposta que é defendida pelo PT. "Tem várias propostas na mesa, a oposição fala muito em fim da reeleição", afirmou, sobre a pauta que foi defendida por Aécio Neves (PSDB) e por Marina Silva (PSB). 
 
No início da entrevista, Dilma reforçou a mensagem de união que havia colocado no discurso de vitória de ontem. "Nessa eleição, mesmo com visões e posições contraditórias, os brasileiros apresentaram uma visão comum: a busca de um futuro melhor para o Brasil. Essa busca é a grande base para que tenhamos união". Como na entrevista que tinha dado poucos minutos antes à TV Record, Dilma disse que seu segundo mandato será da construção de pontes e do diálogo. Citou também a palavra "mudança" que pautou tanto o discurso da oposição como o dela própria, que usou o slogan "muda mais" durante a campanha. "Temos de ser capazes de garantir as mudanças que o Brasil precisa e exige. Isso fica claro nessas eleições", afirmou. 
 
A presidente disse estar comprometida em assegurar um País mais moderno, inclusivo e produtivo, mensagem que foi repetida por ela no fim da entrevista. Ela voltou também ao discurso de unir os brasileiros após o processo eleitoral, chamando ao "Brasil da solidariedade". "Acredito que, depois de eleição, temos que respeitar todos os brasileiros, os que votaram em mim e os que não votaram em mim; abrir e construir, através do diálogo, as pontes para que possamos juntos fazer com que Brasil tenha um caminho de crescimento, de futuro". Ela também afirmou que o seu governo focará na educação, na cultura, ciência e inovação.
 
No aspecto social, destacou o olhar para a população mais pobre, mulheres, jovens e negros. A presidente reeleita afirmou também que vai "colocar de forma muito clara" todas as medidas que pretende tomar na política econômica de seu segundo mandato, mas disse que levará algum tempo para dar sinalizações e fazer anúncios relativos ao novo governo. "Eu pretendo colocar de forma muito clara quais são as medidas que eu vou tomar. Agora, não é hoje", disse, em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo. "(vai ser) Antes do final do ano, a partir desse mês que se inicia na próxima semana", completou. Ela ressaltou que ontem já havia externado que não iria esperar a conclusão do seu primeiro mandato para fazer iniciar todas as ações "no sentido de transformar e melhorar o crescimento da economia", disse. Reforçando que a palavra-chave de seu segundo mandato será "diálogo", Dilma disse que quer conversar com todos os segmentos. "Quero dialogar com setores empresariais, financeiros, com o mercado e fora do mercado. Dilma citou algumas ações para empresários e micro e pequenos empreendedores feitas em seu primeiro mandato, como as desonerações, e disse que disse que vai continuar trabalhando para uma reforma tributária. "Eu tenho a convicção que Brasil precisa de uma reforma tributária. É impossível continuar com a sobreposição tributária e a guerra fiscal", disse.
 
Fonte: Bahia Notícias
Compartilhar

Governo prepara reajuste da gasolina

Publicado em 28/10/2014 às 15h02
Governo prepara reajuste da gasolina
Foto: Agência Brasil
 
O governo espera acalmar o mercado financeiro com o anúncio, em breve, do reajuste dos preços dos combustíveis, informou uma fonte no governo.
 
Em uma só tacada, a ideia é aplacar o mau humor do mercado e atender às necessidades de recomposição de caixa da Petrobras. O Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, apurou, porém, que o reajuste deve ser menor do que vem pedindo a presidente da estatal, Graça Foster, nos últimos meses.
 
O Palácio do Planalto ainda não bateu o martelo sobre quando será o aumento de preço, mas o tema está na pauta da reunião do conselho de administração da companhia. Na manhã seguinte ao resultado das eleições, a Petrobras divulgou dois comunicados positivos aos investidores, mas, ainda assim, as ações se mantiveram em queda durante o dia. As ações preferenciais caíram 12,33% e as ordinárias, 11,34%. Antes da abertura das operações financeiras na BM&FBovespa, foi anunciada a descoberta de petróleo na perfuração do primeiro poço do super campo de Libra, pré-sal da Bacia de Santos, que já estava registrada desde sexta-feira, 24, na Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP). 
 
A produção no pré-sal foi um trunfo usado na campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff, que promete transformar o petróleo em R$ 1,3 trilhão para a educação em 35 anos. Em seguida, a Petrobras comunicou a contratação de duas consultorias para investigar casos de corrupção na empresa, outro tema muito debatido nos últimos meses. Mas nada conteve a queda dos papéis. O reajuste dos combustíveis, que, pela perspectiva do governo, vai melhorar o ânimo do mercado, está na pauta da reunião do conselho de administração da próxima sexta-feira (31). O ministro da Fazenda, Guido Mantega, já disse que aumentos de preços ocorrerão ainda em 2014, seguindo a tradição de conceder ao menos um reajuste a cada ano. Dentro do conselho de administração, no entanto, não há um consenso de que este seja o melhor momento.
 
Fonte: Bahia Notícias
Compartilhar

Homem é executado a tiros dentro do próprio carro em Irecê

Publicado em 20/10/2014 às 09h29

De acordo com pessoas que passavam pelo local, homens em outro carro não identificado pela polícia, teriam efetuado os disparos.

Caio César Santos de Jesus, de 22 anos, foi executado com vários tiros dentro de seu próprio carro, na noite deste domingo (19). O crime ocorreu por volta das 21h30, em frente à Clínica Cardiovida, na Praça Clériston Andrade “Praça do São João”, em Irecê.

 Segundo a polícia, Caio César tinha várias passagens por acusação de tráfico de drogas.

 De acordo com pessoas que passavam pelo local, homens em outro carro não identificado pela polícia, teriam efetuado os disparos.

 O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas a vitima morreu ainda no local. A polícia está no início das investigações e suspeita de execução. Marcas de tiros ficaram estampadas por todo o veículo.

 Peitos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) estiveram no local e conduziram o corpo de Caio César ao Instituto Médico Legal de Irecê. Os autores do assassinato não foram identificados e fugiram tomando destino iginorado. 

Fonte: Rádio Caraíbas

 

Compartilhar

Com dengue, Ivete Sangalo manda mensagem para fãs: 'Muita dor'

Publicado em 20/10/2014 às 09h22

Em repousou na Bahia, cantora publicou texto falando sobre estado clínico. 'Quero ficar logo boa pra levar o mais rápido possível toda a energia', disse.


Ivete postou mensagem para fãs em rede social (Foto: Reprodução/ Facebook)

 

A cantora Ivete Sangalo, que está com dengue, mandou uma mensagem para os fãs em na sua página oficial na internet falando sobre o seu estado clínico. No texto publicado no sábado (18), Ivete diz que está em casa, na cama, sentindo dores no corpo. A musa vai ficar cinco dias de repouso em Salvador.

A baiana também agradeceu pela compreensão dos fãs das cidades de Juiz de Fora (Minas Gerais) e Tanguá (Rio de Janeiro), após o cencelamento dos dois shows que ela faria neste fim de semana.

Segundo a assessoria de comunicação de Ivete Sangalo, o show em Tanguá será realizado em uma nova data, enquanto a apresentação em Juiz Fora está cancelada

 

Fonte: G1/ Globo/ Bahia

Compartilhar

Bahia terá mais 9 shopping centers com emprego à 9 mil pessoas

Publicado em 20/10/2014 às 09h11

Os baianos terão novos shopping centers. Favorecendo principalmente o consumidor do interior do estado, nove shoppings serão construídos na Bahia: Oito no interior e um na capital.

De acordo com o diretor de relações inconstitucionais da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Luiz Augusto Ildefonso, serão aproximadamente 900 lojas apenas nos shoppings que estão sendo construídos no interior, o que deve gerar emprego para cerca de 9 mil pessoas.

“Pelo que as empresas passam pra gente, o Brasil terá R$ 3 milhões investidos em novos shoppings. Mas pode ser até maior que isso. Estão sendo construídos oito no interior da Bahia, além do Outlet em Lauro de Freitas. Quando os oito shoppings estiverem prontos, deverá empregar aproximadamente nove mil novos colaboradores. Isso só em lojas”, explicou.

As cidades contempladas são Feira de Santana, Juazeiro, Serrinha, Barreiras, Camaçari e Candeias, além de Teixeira de Freitas que vai ganhar dois novos shoppings. Entre as novas construções destacam-se o Park Shopping de Feira – um investimento de R$ 90 milhões, com 135 lojas – e o Boulevard Shopping, em Vitória da Conquista. 

A atual situação da economia nacional também está sendo refletida nos shoppings. A expectativa da Alshop era que 41 novos shoppings fossem entregues em 2014, mas o número quase não passou da metade. “O quadro da economia brasileira não é favorável. A nossa previsão era que fossem construídos de 38 a 41 shoppings no Brasil este ano, mas foram só 23”, revelou Ildefonso.

Também tendo em vista o quadro estagnado da economia, o coordenador regional da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), Edson Piaggio, se mostra preocupado com a ocupação das lojas. “A preocupação da Abrasce com esse número de shoppings que estão sendo construídos é se terá lojista suficiente. Como a economia passa por dificuldade, pode faltar lojista.”, disse.

A informação é confirmada pelo presidente da Alshop, Nabil Sahyoun. “Não existe lojista para tanto Shopping Center. São 129 mil pontos de vendas hoje no Brasil. E você tem que colocar 25 mil novos lojistas todo ano no mercado, em função da rotatividade, em função da expansão dos novos empreendimentos. Mas o Brasil é um país extraordinário. Daqui a pouco, teremos uma retomada da economia e os shoppings voltam a ter o movimento que a gente gostaria”, revelou otimista.

Em dezembro, a Alshop realizará mais um senso para identificar quais cidades as empresas estão planejando investir. “Sem dúvidas novos shoppings poderão ir para a Bahia. As empresas estão buscando aproveitar mais o estado”, contou. 

Fonte: Tribuna da Bahia

Compartilhar

Debate esquenta com propina de Petrobras e fica ameno no final

Publicado em 20/10/2014 às 09h02

eleições 2014 debate dilma e aecioO caso de propina na Petrobras fez o debate entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) na TV Record ter troca de acusações neste domingo (19). Este é o penúltimo embate televisivo até o dia da eleição. O último será promovido pela TV Globo.

Após Aécio provocar Dilma em relação à sua primeira declaração pública afirmando que houve desvios na Petrobras, Dilma contra-atacou utilizando como munição a notícia veiculada na última semana de que o ex-presidente do PSDB, Sérgio Guerra, teria recebido propina para impedir uma investigação sobre a estatal em uma CPI. O momento foi em que o clima mais esquentou no debate, para ser depois amenizado.Ao Dilma questionar se os tucanos já investigados eram inocentes ou tinha havido “precarização” por parte daqueles que conduziram as investigações, Aécio respondeu que “Se não é comprovada a acusação, a pessoa é inocentada”.

O decorrer do embate ficou mais propositivo, onde foram discutidos assuntos ligados à economia e segurança pública. Os presidenciáveis voltaram, também, a reivindicar para os seus partidos a “paternidade” do Bolsa Família. O evento registrou prévia de 12 pontos de audiência,  deixando a emissora em segundo lugar na faixa. A Globo, na liderança, ficou com 16 pontos. 

Fonte: Bahia Notícias

Compartilhar

Baianos são campeões mundiais em circuito de natação

Publicado em 20/10/2014 às 08h56

Se no feminino há alguns anos o Brasil se coloca como principal força das maratonas aquáticas, a temporada 2014 marca a entrada de vez do país entre os melhores no masculino. Para coroar o ano, o baiano Allan do Carmo confirmou, neste sábado (18), em Hong Kong, o primeiro título brasileiro entre os homens no Circuito Mundial da Fina (Federação Internacional de Natação).

Outra baiana Ana Marcela, mas que vive em São Paulo desde 2007, venceu entre as mulheres. Os dois já tinham o título praticamente assegurado, mas, pelas regras da competição, precisavam mergulhar na última e principal etapa da temporada, em Hong Kong.

Mais do que isso: ambos foram ao pódio. Ela, com bronze polêmico, dado após contestação da delegação brasileira. Ele, com a prata.

Além da dupla, o Brasil faturou outra prata, com Poliana Okimoto, e o 4º lugar com Diogo Villarinho. Principal concorrente de Allan ao título, o alemão Thomas Lurz, maior nome da história da modalidade, não foi a duas etapas, enquanto o baiano foi às oito. De qualquer forma, Allan fez 121 pontos; Lurz, 88.

Baianos são campeões mundiais em circuito de natação

Fonte: Correio

Compartilhar

Brasil Ride 2014 segue até próximo sábado na Chapada Diamantina

Publicado em 20/10/2014 às 08h44

Brasil Ride 2014, que começou neste domingo (19) e segue até o próximo sábado (25) em Mucugê, na Chapada Diamantina – Bahia - reforça o compromisso de assegurar uma experiência completa para todos, de ser muito mais do que uma competição de Ultramaratona de Mountain Bike, é um marco na vida, desde o participante ao público.

Para isso, a organização lançou novas categorias para aumentar a competitividade e diversão. Outra inovação serão os prêmios especiais diariamente para os ciclistas mais velozes em determinados trechos. No prólogo, os atletas mais rápidos vão levar capacetes réplicas do ex-piloto de Formula 1, Mark Webber. E durante as etapas, o “Desafio Oakley” será a meta a ser alcançada em pontos especiais para estimular o alto rendimento da competição.

E os atletas com peso acima dos 90 quilos, agora formam a nova categoria Nelore e também entram na disputa. Outra atração é a criação da camisa de líder da prova para categoria “CEO” (Corporativa) para a melhor equipe formada por três empresários que pedalam em revezamento. As mulheres também ganharam um incentivo extra, com a camisa de líder para a melhor equipe feminina das “Américas”!

“Nosso diferencial no evento é o cuidado que temos com o ciclista, sempre buscando a forma de de suprir as necessidades de cada um! Um tipo de atenção que valoriza o esporte e o meio ambiente, o que para nós significa o desenvolvimento do mountain bike e a consciência de preservação da natureza como da Chapada Diamantina-Bahia”, explica Andréa Roma, diretora executiva do evento.

O enfoque da Brasil Ride 2014 é realmente desenvolver o esporte olímpico – mountain bike cross country olímpico (XCO). Com isso, o 3º dia (21) de prova em Rio de Contas/BA, a etapa apresenta essas características. Além disso o evento apresenta o “Papo Olímpico”, uma série de palestras com os temas: “Como conquistar o ouro olímpico”, com o 1º campeão olímpico da modalidade Bart Brentjens; o “Treinamento olímpico”, com Adriana Nascimento e Hugo Prado Neto; e por fim, o “Sonho Olímpico” com os ciclistas expoentes Henrique Avancini e Sérgio Mantecón.

Fonte: Jornal do Brasil

Compartilhar

Pancadaria entre Dilma e Aécio surpreende tucanos e petistas

Publicado em 17/10/2014 às 14h25

O nível da pancadaria entre os presidenciáveis Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) no debate do SBT surpreendeu petistas e tucanos. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), achou o tom muito mais pesado que o de seus confrontos com Lula em 2006. “Presidencialismo é assim, é canelada. Mas acho que eles estão exagerando.”

De volta a 1989 De um tucano, sobre o fato de Dilma ter citado parentes de Aécio. “Parece que ele não aprendeu nada com o que o Collor fez com a Lurian”. Há 25 anos, o ex-presidente levou uma ex-namorada de Lula à TV para acusá-lo de esconder a filha.

Luta livre Dilma fuzilou o rival com os olhos quando ele revidou dizendo que ela arrumou emprego público para o irmão. No intervalo, olhando para a petista, Aécio vibrou com aliados: “Pode vir quente que eu estou fervendo”.

Deixa o morto O ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) disse que não faria acusações a Sérgio Guerra, ex-presidente do PSDB, morto em março e citado por Dilma no debate. “Eu não uso isso, não. Acho muito delicado.”

Vai devagar O petista afirmou que o PT precisa ter cautela ao criticar políticos citados nas delações premiadas do escândalo da Petrobras. Na opinião dele, os tucanos não tomam esse cuidado.

Sou você ontem Ainda no estúdio, Aécio disse a Marina Silva, pelo celular, que se lembrou dos ataques contra ela no primeiro turno. “Pensei muito em você. Lembrei do que você falou: isso não é um vale-tudo para mim.”

Não fui eu Na saída, os dois candidatos se acusavam pelo nível do debate. “Ele começou o conflito”, afirmou Dilma, recuperando-se da crise de pressão baixa. “Ela está desesperada”, disse Aécio.

Ritmo de festa Antes da troca de insultos, os petistas estavam animados para encontrar Silvio Santos. No helicóptero, Dilma e assessores cantaram juntos a musiquinha do “Show de Calouros”: “Lararará, lararará…”

Partido ao meio O segundo turno abriu uma guerra no PMDB, maior partido da coligação de Dilma Rousseff (PT). O vice-presidente Michel Temer se irritou com a declaração do líder na Câmara, Eduardo Cunha, de que perderá o comando da sigla se Aécio Neves (PSDB) for eleito. “Seguindo este raciocínio, se Dilma vencer, ele não poderá ser presidente da Câmara nem líder do PMDB”, contra-ataca Temer. O vice decidiu reagir após receber diagnóstico de que a maioria dos deputados defende a presidente.

Sair das cordas A campanha de Aécio concluiu que ele precisa deixar o discurso de vítima e ampliar os ataques a Dilma na TV. O tucano prepara novas peças para tentar ligar a rival às suspeitas de desvios na Petrobras.

Já deu Os petistas decidiram reduzir os ataques à gestão de Aécio em Minas Gerais. “Saturou, 95% da população já tomou conhecimento disso”, diz um estrategista.

‌‌Embromation De Edson Aparecido, coordenador da campanha de Alckmin, sobre as falas confusas de Dilma nos debates: “Parece que o marqueteiro dela é o Joel Santana, não o João Santana…”

Agora pode Marina, que fugiu do governador paulista no primeiro turno, não vetou sua presença no ato de hoje com Aécio. Ao ser consultado se iria, Alckmin disse não saber nem o horário do evento.

Visita à Folha Marcelo Bahia Odebrecht, diretor-presidente da Odebrecht S.A., visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava com Maurício Roberto Ferro, vice-presidente Jurídico, Sergio Bourroul, diretor de Comunicação, e Zaccaria Junior, diretor de Comunicação da Odebrecht Engenharia.


TIROTEIO

“Os dicionários precisam ser atualizados com um novo verbete: ‘dilmagogia’, sinônimo de um governo que só ilude os trabalhadores.”

DO DEPUTADO PAULINHO DA FORÇA (SD-SP), sobre promessa da presidente Dilma Rouseff (PT) de “conversar” acerca do fim do fator previdenciário.


CONTRAPONTO

Uma estranha solução para o crime

No último debate da disputa pelo governo do Maranhão, Luís Pedrosa (PSOL) criticou Lobão Filho (PMDB) pela promessa de demolir o presídio de Pedrinhas, palco de cenas de barbárie no início do ano.
— Já investimos muitos recursos lá. Será um desperdício de dinheiro público —observou o candidato.
Apoiado pela família Sarney, o filho do ministro Edison Lobão deu de ombros e insistiu na ideia:
—Vou construir novas unidades bem longe! Se os familiares se sentirem incomodados com a distância, que influenciem seus parentes para que não cometam crime…

 

Fonte: UOL / Folha de São Paulo

Compartilhar

Eleções 2014: Tire dúvidas sobre o voto nas eleições deste ano

Publicado em 17/10/2014 às 14h19

Segundo turno da votação será no dia 26 de outubro.  21 milhões de eleitores serão identificados pela biometria antes de votar.

Confira abaixo respostas a algumas das dúvidas mais frequentes de eleitores.

O eleitor que não votou nem justificou no primeiro turno pode votar no segundo turno?
Sim. O eleitor pode votar normalmente no segundo turno, mesmo que não tenha votado no primeiro.

É necessário justificar a falta no primeiro turno?
Sim, pois a Justiça Eleitoral considera cada turno como uma votação. Caso o eleitor não entregue o requerimento de justificativa no dia da votação, ele deve apresentá-lo pessoalmente em qualquer cartório eleitoral ou enviá-lo, por via postal,  ao juiz da zona eleitoral onde é inscrito, até dois meses após o turno da votação. A justificativa é válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu. Assim, se o eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno da eleição, terá de justificar sua ausência para cada turno, separadamente.

Qual é a punição para quem não votar e não justificar a ausência?
Para quem perde o prazo da justificativa, a Justiça Eleitoral aplica uma multa, de aproximadamente R$ 3, mas pode ser multiplicada até por dez vezes, de acordo com decisão do juiz eleitoral. Quem deixar de votar e justificar por três votações seguidas (cada turno é considerado uma votação), tem o título de eleitor suspenso.

Quais são as consequências para quem tem o título suspenso?
A pessoa fica impedida de assumir cargo público. Os empregados no serviço público não podem receber salário. Não é possível obter empréstimos em bancos mantidos pelo governo, tirar passaporte, carteira de identidade, nem renovar matrícula em estabelecimento público de ensino. Também não pode votar.

Como fazer para regularizar a situação eleitoral?
Basta procurar um cartório eleitoral e quitar os débitos. O prazo para regularizar a situação eleitoral a tempo de votar ainda nestas eleições era 7 de maio. Quem não regularizou o título até essa data, não poderá votar nestas eleições.

Quem é obrigado a votar?
O voto é obrigatório para todos os brasileiros com mais de 18 anos e menos de 70. Pessoas que nasceram em outro país, mas se naturalizaram como brasileiros, também são obrigadas a votar. Para quem tem entre 16 e 18 anos e para quem tem mais de 70, o voto é facultativo, assim como para os analfabetos.

Quem ainda não tirou o título de eleitor ou está com título cancelado poderá votar nestas eleições?
Não. Para votar, é necessário ter tirado o título de eleitor ou ter regularizado a situação até o dia 7 de maio. Se sua região estiver contemplada pela biometria, é preciso ter cadastrado as digitais para identificação biométrica.

Quando o título eleitoral é cancelado?
O título de eleitor pode ser cancelado pela Justiça Eleitoral em algumas situações. Por exemplo, quando a pessoa deixa de votar e não justifica a ausência em três votações seguidas (a Justiça eleitoral considera cada turno como uma votação), quando há suspeita de duplicidade do título e quando o eleitor não comparece à revisão de eleitorado. Clique aqui para verificar a situação do seu título.

Ainda dá tempo de transferir meu título de cidade?
Não. O prazo para pedir transferência de domicílio eleitoral acabou em 7 de maio. Para votar nestas eleições, o eleitor que se mudou terá que comparecer à cidade onde está registrado seu título ou já ter pedido o voto em trânsito nas cidades com mais de 200 mil eleitores, cujo prazo terminou em 21 de agosto.

Haverá identificação biométrica em todas as cidades?
Não, a identificação do eleitor por meio das impressões digitais nas eleições de outubro será realizada em quase 800 municípios do país, entre eles 15 capitais. A identificação biométrica vai ser usada por aproximadamente 21 milhões brasileiros nas eleições de 2014, cerca de 15% do eleitorado brasileiro.

Como faço para saber meu local de votação?
O TSE oferece na página da internet a consulta dos locais onde cada eleitor votará.
O endereço é este: http://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome.
É necessário preencher o nome completo, a data de nascimento e o nome da mãe. Se persistir a dúvida, o eleitor deve procurar o cartório eleitoral da região.

Quem mora no exterior também deve votar?
O eleitor que morar fora e tiver o título eleitoral cadastrado no exterior é obrigado a votar para presidente da República, em postos nas embaixadas e consulados. Aqueles que moram no exterior, mas têm domicílio eleitoral no Brasil, devem justificar a ausência até um mês depois de retornar ao Brasil.

E quem estiver viajando no dia das eleições?
Os eleitores que estiverem fora de seu domicílio eleitoral no dia da votação, seja em viagem no Brasil ou no exterior, podem votar em trânsito se estiver em alguma cidade com mais de 200 mil eleitores - o prazo para fazer a solicitação acabou em 21 de agosto - ou devem justificar a ausência. Os cartórios eleitorais deixam à disposição dos eleitores os formulários de justificativa. O formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral também pode ser obtido no site do TSE (dois requerimentos: para o dia da eleição e depois da eleição). O prazo para justificativa é de até dois meses depois da votação. No caso de quem ainda estiver no exterior mesmo depois de decorridos os dois meses, o prazo para justificar passa a ser de um mês após o retorno ao Brasil.

Quais documentos são necessários para votar?
O eleitor deve levar para o dia da votação pelo menos um documento de identificação com foto. Serve carteira de motorista, carteira de identidade, carteira de trabalho ou passaporte. Levar o título de eleitor não é obrigatório. Mesmo com o título em mãos, o eleitor deve apresentar também o documento de identificação com foto.

Qual são os dias e horários da votação?
O segundo turno será no dia 26 de outubro. A votação começa às 8h e termina às 17h no horário local. Quem já estiver na fila às 17h vai poder votar, mesmo se chegar à urna depois desse horário.

Fonte: G1 Bahia

Compartilhar

Prefeitura reúne moradores para mostrar importância Praça CEUs

Publicado em 17/10/2014 às 14h14

Prefeitura-rene-moradores-em-oficina-para-mostrar-importncia-da-Praa-CEUs

A costureira Vera Lúcia Pereira mora no bairro Copirecê há mais de 20 anos e está na expectativa para a entrega da Praça CEUs - Centro de Artes e Esportes Unificados. “Não vejo a hora dessa praça ficar pronta, disse dona Vera, durante oficina realizada pela Prefeitura para apresentar a estrutura e a importância do equipamento público para a comunidade.  

Segundo o coordenador de mobilização social da praça, Jardel Oliveira, esse foi o primeiro de uma série de encontros que serão realizados com a comunidade do bairro. “As oficinas têm por objetivo mostrar a importância da preservação desse importante patrimônio público, que além de ser um espaço de lazer, também será um ambiente para integração das famílias”, disse. 

A Praça CEUs contará com uma unidade do CRAS, salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada.

Durante vistoria  feita na semana passada, o prefeito Luiz Pimentel Sobral destacou a importância do novo equipamento. “É uma grande obra que, sem dúvida, vai valorizar o bairro, incentivar a prática esportiva, a leitura, a cultura, entre outros benefícios. Estamos finalizando os detalhes para fazer a entrega da praça em breve à nossa população”, disse o gestor.

Fonte: Prefeitura de Irecê

Compartilhar

Operação verifica irregularidades em postos de combustíveis

Publicado em 17/10/2014 às 14h09

Até esta sexta-feira (17) continua a operação que está fiscalizando postos de combustíveis de Jacobina, Senhor do Bomfim, Campo Formoso, Piritiba, Pindobaçu, entre outros municípios. A ação iniciada na terça-feira (14) envolve a Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-BA), Ministério Público Estadual, Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) e Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A operação visa identificar possíveis irregularidades na comercialização de combustíveis, que causem prejuízos ao consumidor e ao Governo do Estado, via sonegação fiscal, qualitativa e metrológica. Na ação já foram identificados pela Sefaz atrasos no pagamento de taxas para o Fundo Especial de Aperfeiçoamento dos Serviços Policiais (Feaspol) e desatualizações em sistemas de emissão de cupom fiscal. O resultado geral da operação será divulgado na próxima semana.

Fonte: Secom-BA

Compartilhar

Veja como fica atendimento nos bancos com o Horário de Verão

Publicado em 17/10/2014 às 14h03

Com o início do horário de verão no domingo (19) - quando os relógios serão adiantados em 1 hora em parte do país -, os bancos terão novo horário de funcionamento em 16 estados - Acre, Amapá, Amazonas, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.

Assim, a abertura e o fechamento dessas agências serão antecipados em 1 hora. A medida vale até o dia 22 de fevereiro de 2015.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá mudança no horário de atendimento no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Espírito Santo, em Minas Gerais, em Goiás, no Mato Grosso, no Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. Nestas localidades, as agências irão funcionar das 11 horas às 16 horas, de segunda a sexta-feira.

Ainda segundo a Febraban, permanecem sem alteração no horário de abertura e encerramento as cidades de

No Amazonas
-- Manaus

No Pará
-- Belém 
-- Ananindeua 
-- Benevides 
-- Marituba 
-- Santa Bárbara do Pará

No Ceará
-- Fortaleza
-- Aquiraz 
-- Caucaia 
-- Chorozinho 
-- Euzébio 
-- Guaiuba 
-- Horizonte 
-- Itaitinga 
-- Maracanaú 
-- Maranguape 
-- Pacajus 
-- Pacatuba 
-- São Gonçalo do Amarante 

Em Pernambuco
-- Recife 
-- Abreu e Lima 
-- Camaragibe 
-- Jaboatão dos Guararapes 
-- Olinda 
-- Paulista

Na Bahia
-- Salvador 
-- Candeias 
-- Camaçari  
-- Dias D’Avila 
-- Itaparica 
-- Lauro de Freitas
-- Madre de Deus
-- São Francisco do Conde
-- Simões Filho
-- Vera Cruz

Assim, a abertura e o fechamento dessas agências serão antecipados em 1 hora. A medida vale até o dia 22 de fevereiro de 2015.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá mudança no horário de atendimento no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Espírito Santo, em Minas Gerais, em Goiás, no Mato Grosso, no Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. Nestas localidades, as agências irão funcionar das 11 horas às 16 horas, de segunda a sexta-feira.

Ainda segundo a Febraban, permanecem sem alteração no horário de abertura e encerramento as cidades de

No Amazonas
-- Manaus

No Pará
-- Belém 
-- Ananindeua 
-- Benevides 
-- Marituba 
-- Santa Bárbara do Pará

No Ceará
-- Fortaleza
-- Aquiraz 
-- Caucaia 
-- Chorozinho 
-- Euzébio 
-- Guaiuba 
-- Horizonte 
-- Itaitinga 
-- Maracanaú 
-- Maranguape 
-- Pacajus 
-- Pacatuba 
-- São Gonçalo do Amarante 

Em Pernambuco
-- Recife 
-- Abreu e Lima 
-- Camaragibe 
-- Jaboatão dos Guararapes 
-- Olinda 
-- Paulista

Na Bahia
-- Salvador 
-- Candeias 
-- Camaçari  
-- Dias D’Avila 
-- Itaparica 
-- Lauro de Freitas
-- Madre de Deus
-- São Francisco do Conde
-- Simões Filho
-- Vera Cruz

Fonte: Tribuna da Bahia

Compartilhar

Bahia: Ministério autoriza R$ 485 mil à desnutrição infantil

Publicado em 17/10/2014 às 13h55

Municípios da Bahia com população de até 53 mil habitantes vão receber R$ 485 mil para intensificação do combate à desnutrição infantil.O repasse é oriundo do Ministério da Saúde que vai transferir os recursos em parcela única através do Fundo Nacional de Saúde.

Com maior verba, Barra, no vale do São Francisco, receberá R$ 80 mil. A cidade é, das que aderiram à Agenda para intensificação da Atenção Nutricional à Desnutrição Infantil (Andi), a que tem maior população, com 53.361 habitantes segundo censo do IBGE em 2013. O que receberá menos é Itaju do Colônia, com 7.507 residentes na região sul do estado, que terá R$ 45 mil.

Além das duas, vão receber R$ 60 mil para o combate à desnutrição de crianças, Baianópolis, no extremo-oeste; Conceição do Jacuipe, no centro norte; Gentio do Ouro, centro norte; Glória, no vale do São Francisco; Itapicuru, no nordeste; e São Miguel das Matas, no sudoeste.

A autorização do montante foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (17).

Fonte: Bahia Notícias

Compartilhar

Pior trecho de rodovia do país passa pela Bahia

Publicado em 17/10/2014 às 13h49

No ano passado, os gastos do país com acidentes rodoviários ficaram em R$ 17,7 bilhões. Em termos ambientais, se todas as rodovias fossem boas ou ótimas, o país teria economizado 737 milhões de litros de óleo diesel, o que equivale a R$1,79 bilhão. Teria também reduzido em 1,96 milhão de toneladas a emissão de gás carbônico para a atmosfera.

Todo esse prejuízo financeiro e ambiental é fortemente influenciado pela qualidade das rodovias brasileiras, diz a Confederação Nacional do Transporte (CNT). Para traçar um retrato das estradas federais, estaduais e municipais do país, a CNT divulgou hoje (16) os resultados da Pesquisa CNT de Rodovias 2014, que avaliou 98.475 quilômetros de rodovias, com acréscimo de 1.761 quilômetros (1,8%) ao levantamento do ano passado.

Todos os dez melhores trechos rodoviários do país, apontados pela pesquisa, são concedidos. Nesse ranking, o melhor trecho é o que liga a capital paulista a Limeira, no interior do estado,  que inclui as rodovias SP-310, BR-364 e SP-348. Em segundo lugar, está o trecho que liga São Paulo a Uberaba, em Minas Gerais, composto pela BR-050 e pela SP-330.

As que estão em pior colocação no ranking localizam-se principalmente nas regiões Norte e Nordeste. O trecho com pior avaliação foi o que liga os municípios de Natividade, no Tocantins, a Barreiras, na Bahia, integrado pelas rodovias BA-460, BR-242, TO-040 e TO-280. O segundo pior trecho liga Belém a Guaraí, no Tocantins, passando pelas rodovias BR-222, PAs-150,151, 252, 287, 447, 475, 483 e TO-336.

“O modal rodoviário é o indutor do desenvolvimento e da integração nacional. Mais de 60% dos produtos brasileiros escoam por esse modal. No entanto há, nele, histórico de baixos investimentos e dificuldades no planejamento”, disse o diretor executivo da CNT, Bruno Batista. De acordo com o levantamento da CNT, dos quase 1,7 milhão de quilômetros da malha rodoviária, apenas 12% são pavimentados, o equivalente a 203,5 mil quilômetros, sendo 65,9 mil nas estaduais federais; 110,8 mil nas estaduais; e 26,8 mil nas municipais.

“Em termos gerais, na comparação com o ano passado, houve uma discreta melhora de 1,7% [na extensão de rodovias consideradas boas ou ótimas”, disse Batista. “Mesmo assim, ainda se verifica número grande de pontos críticos e de desgastes, que resultaram na morte de mais de 8 mil pessoas no ano passado”, acrescentou. Segundo ele, os níveis de investimentos têm se mostrado baixos. “Preocupa o fato de o governo não conseguir investir todos os valores autorizados para as rodovias. Isso se deve a dificuldades administrativas e de gerenciamento.” Em parte, isso é explicado pelo aumento da frota de veículos, que gerou aumento de demanda e pressão por uma maior expansão da malha, acrescentou.

A pesquisa da CNT avaliou principalmente o estado geral, a pavimentação, a sinalização e a geometria das vias. Segundo o estudo, 37,9% das rodovias estão em ótimo ou bom estado; 38,2 estão em estado regular; 17% foram consideradas ruins e 6,9%, péssimas.

“Para o cidadão, o item mais perceptível é o pavimento. Levando em consideração todas as variáveis relativas à pavimentação, a CNT constatou que 50,1% das estradas brasileiras estão em ótimo ou bom estado e 36,7% têm pavimentação regular”, afirmou Batista. Foram considerados ruins ou péssimos 13,2% dos pavimentos.

A sinalização também foi avaliada pela CNT. Segundo o levantamento, em 42,6% das rodovias, a sinalização apresenta estado ótimo ou bom e, 32,2%, é regular. Em 25,2% das rodovias, a sinalização foi considerada ruim ou péssima. Em 82,3% das rodovias, a visibilidade das placas não estava prejudicada pelo crescimento do mato. Em 8,7% das estradas, o mato cobria totalmente as placas e, em 5,4%, cobria parcialmente.

No que se refere à geometria da via – item que avalia tipo de rodovia, existência e/ou condição da faixa adicional de subida e de curvas perigosas, além de pontes e viadutos – 22,1% tiveram avaliação boa ou ótima; 29,3%, regular; e 48,6%, ruim ou péssima.

As rodovias concedidas à iniciativa privada apresentaram resultados bem mais satisfatórios do que as sob gestão pública. Enquanto apenas 29,3% das rodovias sob gestão pública tiveram estado geral avaliado como bom ou ótimo, no caso das concedidas, o índice sobe para 74,1%. Enquanto 43,1% do pavimento das vias públicas é tido como bom ou ótimo, no caso das concedidas, o percentual sobe para 79,5%.

Ainda segundo a CNT, 34,7% das sinalizações em vias públicas foram consideradas boas ou ótimas. No caso das privadas, o percentual passa para 75,7%. Já a geometria das vias públicas foi avaliada como boa ou ótima em apenas 17,7% das pesquisadas, enquanto nas concedidas, o percentual fica em 40,3%.

Fonte: Correio 24hs

Compartilhar

Bahia: Falta de qualificação cria importação de trabalhadores

Publicado em 13/10/2014 às 09h11

Procura-se operador de jato de areia, operador de ponte rolante, mecânico de montagem de máquinas, técnico de engenharia civil... As vagas estão disponíveis há quase 50 dias no SineBahia e até agora não foram ocupadas.

Pode parecer muito tempo, mas, para quem já levou até seis meses para encontrar um engenheiro de instrumento, não há surpresa alguma.

De acordo com o coordenador de Intermediação para o Trabalho e Seguro-Desemprego da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre), Hildásio Pitanga, faltam profissionais nas áreas naval, eólica, de mineração, de logística, da construção civil e no comércio. A escassez dessa mão de obra é relacionada às mudanças na economia baiana.

“A Bahia, nos últimos anos, vive um dinamismo. Passou a contar com novos setores, alguns foram aquecidos e outros retomados. Isso gerou novas demandas”, avalia. O desafio agora é garantir a formação para não ter que importar mão de obra.

“O setor naval estava desaquecido. Agora há um movimento de retomada com o Estaleiro Paraguaçu e não temos mão de obra qualificada. Já na área de logística, recebemos os centros de distribuição do Boticário, da Avon, da Magazine Luiza e das Casas Bahia e com isso veio a necessidade de pessoal com conhecimentos específicos”, explica.

Para o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, a existência de mão de obra qualificada pressupõe que o município, ou mesmo a região, já possua um parque industrial instalado. “Na maioria das vezes, isso não acontece. Muitas vezes há uma vocação natural, mas somente a chegada do setor produtivo faz deslanchar a qualificação”, explica.

Formação

A companhia canadense Largo Resource começou a operar este ano em Maracás. O mesmo aconteceu com o grupo Boticário, que instalou duas unidades na Bahia: uma fábrica em Camaçari e um centro de distribuição em São Gonçalo dos Campos.

A multinacional explora o minério vanádio e o grupo paranaense produz e comercializa produtos de beleza. Mesmo atuando em regiões e atividades distintas do estado, as empresas têm algo em comum: não encontraram mão de obra qualificada no interior e precisaram formá-la.

Segundo dados da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (Sicm), 260 empresas nas áreas da indústria e comércio foram implantadas e ampliadas no interior do estado entre 2009 e 2013. Juntas, elas geraram 32.340 novos empregos.

A depender da área, antes de assinar contrato, esse pessoal precisou passar por cursos de formação. 

Quando anunciou as primeiras vagas de operadores para a sua planta na Bahia, a Largo Resource recebeu inscrição de técnicos da China e da África do Sul, mas preferiu empregar moradores da região onde está instalada. Ofereceu um curso de formação em eletromecânica para 78 pessoas. Desse grupo, só 20 foram aproveitados.

Compartilhar

Nova técnica desenvolvida no Brasil para cirurgia de Parkinson

Publicado em 13/10/2014 às 09h08

Técnica desenvolvida no Brasil para cirurgia de Parkinson ganha prêmio na Europa

Uma nova técnica desenvolvida no Brasil para implantação de eletrodos no cérebro de pacientes com Parkinson recebeu um prêmio no Congresso Bi-anual da Sociedade Europeia de Neurocirurgia Estereotáxica e Funcional (ESSFN, na sigla em inglês), em setembro.

Já em aplicação no Brasil, a terapia incide em uma região específica do cérebro que passa a receber estímulos de uma espécie de “marca-passo” cerebral. Com o estimulo, alguns sintomas da doença são diminuídos, o que leva o paciente a ter maior controle sobre os movimentos do corpo.

Outra vantagem é que, com o procedimento, o tempo de cirurgia diminui em até 40%. Além disso, a técnica aumenta a segurança e a precisão do procedimento. O projeto foi desenvolvido pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês e pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), e teve a liderança do neurocirurgião Erich Fonoff.

Fonte: Bahia Notícias (Informações do G1.)

Compartilhar

Arimo fwB normalcase tsN|bsd left uppercase b03s|Arimo left show fwR bsd b03s normalcase|||image-wrap|login news bsd fwB b01 c05 sbse|b01 c05 bsd|b01 c05 bsd|login fwR||b01 c05 bsd|content-inner||