Notícias

Homens sequestram filhos de funcionário do Banco do Brasil

Publicado em 29/08/2014 às 09h48
Homens sequestram filhos de funcionário do Banco do Brasil em Iaçu
Foto: Portal Bahia News
 
Homens armados sequestraram dois filhos de um funcionário do Banco do Brasil da cidade de Iaçu, centro-norte baiano, nesta quinta-feira (28).
 
Os bandidos estavam em um veículo prata e fugiram com as vítimas em direção à cidade de Milagres. Então, ligaram para o pai dos reféns e pediram uma quantia, que não foi revelada pela polícia, como resgate, que foi realizado. Após o pagamento, os jovens foram liberados na BA-046 entre a cidade de Iaçu e Milagres. Informações do site Portal Bahia News.
 
Compartilhar

Baiana de 16 anos se prepara para disputar Olimpíadas 2020

Publicado em 28/08/2014 às 08h21
Baiana de 16 anos se prepara para disputar triatlo Olimpíadas de 2020
Foto: Divulgação
 
A soteropolitana Beatriz Dumêt, de 16 anos, compete no seu segundo Mundial de Triatlo entre esta quarta (27) e a próxima segunda-feira (1º) em Edmonton, no Canadá. A jovem atleta é uma das promessas brasileiras para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.
 
Com três anos de dedicação à modalidade, ela disputa as provas de aquatlo e triatlo sprint (250m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida, a metade do triatlo olímpico), modalidades com participantes até 19 anos. Em entrevista ao jornal A Tarde, ela comenta as expectativas para a competição.
 
"Treino duro para isso. E, para melhorar meu desempenho, tenho buscado aprimorar técnicas, principalmente na transição (das modalidades). Por todo o trabalho que tenho feito, não estou distante de atingir as minhas metas", disse a triatleta. Beatriz se prepara para ser a primeira baiana a disputar uma Olimpíada na categoria, já que conquistou as duas etapas de 2014 no circuito profissional. No Campeonato Brasileiro, ela está no top 3 profissional júnior, enquanto no amador até 19 anos tem o melhor tempo nas categorias por idade.
 
Beatriz começou no triatlo depois de abandonar a ginástica artística, cansada das lesões. "Sei que eu ainda tenho que melhorar, em especial na natação, esporte que só treinei pela primeira vez aos 13 anos. A Bárbara Santos (primeira colocada no profissional júnior brasileiro), por exemplo, treina natação desde os cinco. Quando disputo com ela, já saio da água 40 segundos atrás. Aí, fica difícil recuperar. Porém, estou focada nos treinos. Tenho abdicado de muita coisa na vida pessoal, mas tudo vai valer a pena quando conseguir representar a Bahia nas Olimpíadas de 2020, 2024 e, quem sabe, 2028", concluiu.
 
Compartilhar

Grupos explodem caixas eletrônicos em três cidades baianas

Publicado em 28/08/2014 às 08h16

Criminosos explodiram oito caixas eletrônicos de três cidades baianas na madrugada desta quarta-feira (27). Em São Gonçalo dos Campos, município localizado a 108 quilômetros de Salvador, todos os caixas eletrônicos do Banco Bradesco foram destruídos hoje. Segundo informações da delegacia da cidade, por volta das 2h, pelo menos dois homens arrombaram a agência que fica na praça Matriz.

 

 

Além dos terminais, a parte interna da agência também foi atingida pela explosão. Os criminosos fugiram com todo o dinheiro roubado dos três caixas eletrônicos. Eles ainda não foram identificados pela Polícia Militar de São Gonçalo, Feira de Santana e Santo Estevão, que realizam buscas na área.

No município de Vera Cruz, na Região Metropolitana de Salvador, o crime aconteceu por volta das 2h30 na rua da Rodagem, situada no distrito de Tairu.Três terminais de autoatendimento que ficavam dentro do supermercado Bolão foram explodidos nesta madrugada.

Segundo informações da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Vera Cruz), testemunhas relatam que pelo menos 10 homens fortemente armados participaram da ação. Eles arrombaram o estabelecimento e explodiram dois terminais da Caixa Econômica Federal e um do Banco 24 Horas. 

O grupo fugiu em dois veículos - um destes carros foi identificado como uma Ford Ranger branca. A Polícia Militar da região, que realiza buscas pelos envolvidos, também verifica se alguma das câmeras do supermercado registrou a ação.

O objetivo é de que estas imagens possam ajudar a identificar os integrantes da quadrilha. Ainda na Região Metropolitana de Salvador, por volta das 6h, dois caixas eletrônicos do Banco do Brasil foram explodidos em Pojuca.

A Polícia Civil não soube informar quantos homens participaram na ação, nem a quantia levada pelos bandidos. Os caixas eletrônicos que foram alvos da ação ficaram completamente danificados. Os envolvidos no crime ainda não foram identificados e presos.

 

Fonte: iBahia

Compartilhar

Ibope traz Souto com 44%, Rui com 15% e Lídice, 9%

Publicado em 28/08/2014 às 08h09
  • Paulo Souto lidera, seguido por Rui e Lídice, de acordo com pesquisa

O democrata Paulo Souto continua na liderança da corrida eleitoral na Bahia, de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira, 27. O ex-governador que no levantamento de julho aparecia com 42% das intenções de voto, agora está com 44%. Com esse resultado, ele ganha em primeiro turno.

A novidade dessa pesquisa é a mudança no segundo lugar. A senadora Lídice da Mata (PSB) que antes ocupava a segunda posição com 11%, caiu para 9% e foi ultrapassada por Rui Costa (PT) com 15%. Antes o petista tinha 8% das intenções de votos.

Entre os entrevistados, 16% disseram que votam em branco ou nulo e 14% estão indecisos. A margem de erro é de 3% para mais ou menos. A pesquisa ouviu 1.008 pessoas entre 23 e 25 de agosto.

Rogério Tadeu Da Luz (PRTB) se manteve na quarta posição com 1%. Renata Mallet (PSTU) continuou com 1% e Marcos Mendes (PSOL), que antes aparecia com 1%, não pontuou nesse levantamento.

O Ibope simulou um segundo turno entre Souto e Lídice, já que eram os úncios candidatos que apresentavam mais de 10% de intenções de votos na pesquisa anterior. Nesse cenário, o democrata venceria com 49% dos votos contra 17% de Lídice. Os números de eleitores que disseram que votariam em branco ou nulo foi de 18% e 16% de indecisos.

Rejeição

O postulante ao Estado com maior rejeição foi Da Luz com 21%, seguido de Souto e Lídice, que estão empatados com 20%. O petista Rui Costa aparece com 17% de rejeição e Marcos Mendes e Renata Mallet com 15%. Dez por cento dos eleitores não rejeitam nenhum candidatos e 32% não souberam informar.

Wagner

O instituto também questionou os eleitores sobre a aprovação do governo de Jaques Wagner. A maioria dos entrevistados (38%) acham a gestão petista regular, 26% avaliaram como boa, 12% como ruim, 5% como ótima e 4% não souberam informar.

Fonte: A Tarde 

Compartilhar

20% dos brasileiros entre 18 e 25 anos nem trabalha, nem estuda

Publicado em 28/08/2014 às 08h02

Jovens que não estudam e nem trabalham passaram a ser intitulados como “Geração Nem Nem”. O tema, debatido na novela da Rede Globo, “Geração Brasil, é discutido há anos pelos governos estaduais de todo o país, que tentam reduzir o número de jovens que se encaixam nesse perfil. N

a chamada “Geração Nem Nem”, aqueles que deveriam ser o “futuro” do país, seguem suas vidas como um barco sem direção sem nenhuma perspectiva, ou seja, nada de trabalhar nem estudar. No Nordeste 25% dos jovens estão neste perfil.

A média nordestina ultrapassa a média geral do país, que é de 19%, segundo dados da Secretaria do Trabalho Emprego e Renda do Estado da Bahia (SETRE). A região do Sul o índice é 13% e o Sudeste 17%. A secretaria, no entanto, dispõe de dados referentes a 2009, e são contabilizadas pessoas na faixa etária de 14 a 29 anos.

Conforme a última pesquisa divulgada da UniversidadeEstadual do Rio de Janeiro, um em cada cinco brasileiros entre 18 e 25 anos não trabalha nem estuda. Na parcela da população com renda per capita de até R$ 77,75, a geração “Nem Nem” chega a 46,2%.

Conforme o secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (SETRE), Nilton Vasconcelos, há uma constante preocupação do estado em adotar políticas para reduzir os índices. “O governo investe na formação de profissionais, foram 74 mil vagas de ensino profissionalizante, mais de 18 unidades novas de cursos preparatórios. Além disso, temos os programas voltados aos jovens, como o Pronatec, Trilha, Pro-Jovem Trabalhador”, explica.

Ele ressalta ainda que os estudos apontam que os jovens devem se qualificar antes de entrar no mercado de trabalho, no entanto, isso depende da renda familiar e da situação financeira do indivíduo.

“Vivemos um período de grande geração de emprego. Até 2013 foram mais de 20 milhões de empregos formais. Porém ainda não foi suficiente para atender a demanda. Mas a solução para o “Nem Nem” não é só o trabalho e sim a composição do estudo e trabalho”, ressaltou Vasconcelos. 

Márcia Ferraz tem 24 anos, terminou o Ensino Médio com 18 anos e atualmente não trabalha. “Faço alguns bicos. Comecei a trabalhar, mas acabei saindo e agora estou pensando no  que quero estudar. Por enquanto está tranquilo porque meus pais me sustentam, mas vai chegar um momento que precisarei me sustentar sozinha”, afirma.

A jovem diz que não vê problema em se enquadrar no perfil da Geração Nem Nem. “Minha vida é normal, rotina tranquila, saio, me divirto, depois penso no que fazer profissionalmente”, diz. Ela afirma que hoje em dia existe muita possibilidade de estudos financiados pelo governo, ou programas como o Prouni, mas não se inscreveu em nenhum desses.

A psicóloga Jackeline Kruschewshy, disse que um dos fatores que levam os jovens a se enquadrarem neste perfil é a falta de expectativa. “A falta de um projeto de vida em razão de um contexto social sem coerência com a manutenção da vida, não viabilizando um percurso que possibilite os jovens a construir um futuro viável para suas vidas. Quem ganha dinheiro hoje no nosso país? Quem ganha um papel de destaque na mídia? O que uma pessoa deve fazer para ter sucesso?. Ao tentarmos responder essas perguntas percebemos que nem sempre as pessoas que mais estudam, que mais se dedicam ao trabalho e que são honestos em suas atividades serão mais reconhecidas”, disse.

Ela enfatiza, no entanto, que a melhor solução para evitar essa situação seria orientação profissional nas escolas com a finalidade de causar desejo nestes jovens que não sabem o que querem e se acomodam diante da vida.

“O problema poderia ser resolvido com escolas mais atrativas, professores mais preparados e projetos socioeducativos que visem valorizar os estudos como o caminho para uma vida melhor.  As pessoas precisam se dar conta de que o caminho é o estudo”, afirma.

Para o titular da SETRE, é necessário ampliar as políticas de inserção no ambiente de trabalho e acadêmico. “É imprescindível o reforço dessas políticas que ampliam a educação. O jovem precisa priorizar o estudo e o estado continuar qualificando-os para o mercado de trabalho, que a cada dia requer profissionais mais preparados e crescer a economia para gerar mais oportunidade”, concluiu Nilton Vasconcelos.

A psicóloga Kruschewshy alerta para os efeitos que esse modo de vida pode gerar. “Os efeitos estão visíveis no consumo exacerbado de álcool, drogas, sexo, comidas e objetos. Associados a estes um número também significativo de sofrimento psíquico, levando ao distanciamento social e a utilização do mundo virtual como possibilidade de convívio social”, disse. 

FOnte Tribuna da Bahia

Compartilhar

Jacobina: será instalada Fábrica da Torres Eólicas do Nordeste

Publicado em 28/08/2014 às 07h59

O município de Jacobina, localizado a 340 quilômetros de Salvador, foi o endereço escolhido para sediar a Torres Eólicas do Nordeste (TEN), fábrica de torres de aço para aerogeradores. Joint venture criada pela brasileira Andrade Gutierrez e pela francesa Alstom, a TEN vai gerar 250 empregos diretos e mais 600 indiretos – a maioria ocupada por moradores da região – e terá capacidade para produzir 200 torres por ano. Fruto de um investimento de 30 milhões de euros, a fábrica terá 22 mil metros quadrados de área construída, em um terreno de 140 mil metros quadrados, e deverá iniciar sua produção ainda este ano.

Segundo o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, a chegada da empresa vai contribuir para o desenvolvimento da cadeia de suprimento de nacelles, torres, hubs e pás. “Hoje, cerca de 80% dos parques eólicos do país ficam na região Nordeste. Neste cenário, a Bahia vem se consolidando como um dos principais polos geradores de energia eólica do país”, afirma.

De acordo com Marcos Costa, presidente da Alstom Brasil, a escolha de Jacobina deve-se ao fato do município estar localizado próximo aos principais projetos eólicos da região. “É muito importante para os clientes locais contarem com fornecedores próximos de seus parques eólicos. Isso reduz os custos logísticos, tempo de entrega e aumenta a garantia de segurança no transporte”, diz.

Fonte: Tribuna da Bahia

Compartilhar

Candidatos participam de debate na Band nesta quinta

Publicado em 28/08/2014 às 07h56
Eleições Bahia: Candidatos participam de debate na Band nesta quinta
Foto: Evilásio Júnior / Bahia Notícias
 
Os candidatos ao governo do Estado participam, nesta quinta-feira (28), de um debate sobre suas propostas de governo na Band Bahia a partir das 22h. No decorrer do dia, contudo, os postulantes seguem com agendas diversas.
 
Rogério Tadeu Da Luz (PRTB) participa de entrevista à Rádio Tropical de Antas pela manhã, momento em que Marcos Mendes (PSOL) fala no programa “Que Venha o Povo”, da TV Aratu. Rui Costa (PT) aproveita o dia para se reunir com coordenadores de campanha, assim como Paulo Souto (DEM). Renata Mallet (PSTU) também participa de reunião com assessoria, antes de conceder entrevista a um portal de notícias. Lídice da Mata (PSB), participa de entrevista à Rádio Subaé e, depois, se prepara para o debate.
 
Compartilhar

Estiagem põe um terço das cidades em situação de emergência

Publicado em 28/08/2014 às 07h54

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu, ontem, a situação de emergência de 106 municípios da Bahia por conta da falta de chuva. Com isso, sobe para 145 o número de cidades que sofrem com a estiagem prolongada no estado, o que corresponde a mais de um terço dos 417 municípios.

O reconhecimento foi publicado no Diário Oficial da União e deve ajudar a agilizar o processo de aquisição de alguns benefícios, como ração para gado e carros-pipa, para amenizar os danos climáticos. Em Lajedinho, por exemplo, onde em dezembro passado as chuvas provocaram estragos e deixaram mais de 800 desabrigados ou desalojados, agora é a seca que preocupa.

Segundo o prefeito Antônio Mário Lima, dois dos quatro poços artesianos locais secaram e dois carros-pipa levam água para as áreas mais distantes. “São 4.800 habitantes, mas a população vive em uma área de 850 m². São necessárias mais de 200 viagens todos os meses para levar água a todos”, conta. Com o atestado, fica mais fácil conseguir recursos. “O reconhecimento ajuda na dispensa de algumas formalidades.

A prefeitura pode abrir mão, por exemplo, de licitação para contratar carro-pipa”, explica o superintendente de Proteção e Defesa Civil (Sudec), Salvador Brito. Segundo ele, o governo estadual tem ajudado na construção de cisternas, adutoras e poços artesianos, entre outros.

Nº Município
1 Abaíra
2 América Dourada
3 Anagé
4 Aracatu
5 Baixa Grande
6 Barra
7 Barra do Mendes
8 Barro Alto
9 Belo Campo
10 Boa Nova
11 Boa Vista do Tupim
12 Bom Jesus da Serra
13 Bonito
14 Brumado
15 Caculé
16 Cafarnaum
17 Canarana
18 Cândido Sales
19 Canudos
20 Capela do Alto Alegre
21 Capim Grosso
22 Caraíbas
23 Central
24 Conceição do Coité
25 Condeúba
26 Contendas do Sincorá
27 Cordeiros
28 Cravolândia
29 Dom Basílio
30 Encruzilhada
31 Érico Cardoso
32 Feira de Santana
33 Gavião
34 Gentio do Ouro
35 Guajeru
36 Ibiassucê
37 Ibipeba
38 Ibipitanga
39 Ibiquera
40 Ibitiara
41 Ibititá
42 Ibotirama
43 Ichu
44 Igaporã
45 Irecê
46 Itaberaba
47 Itaeté
48 Itaguaçu da Bahia
49 Itiruçu
50 Itiúba
51 Ituaçu
52 Jacaraci
53 Jacobina
54 Jequié
55 João Dourado
56 Juazeiro
57 Jussara
58 Lafaiete Coutinho
59 Lagoa Real
60 Lajedinho
61 Lajedo do Tabocal
62 Lapão
63 Licínio de Almeida
64 Macajuba
65 Macaúbas
66 Macururé
67 Maetinga
68 Malhada de Pedras
69 Maracás
70 Marcionílio Souza
71 Mirangaba
72 Monte Santo
73 Morpará
74 Mortugaba
75 Mulungu do Morro
76 Nordestina
77 Nova Fátima
78 Oliveira dos Brejinhos
79 Palmas de Monte Alto
80 Paramirim
81 Paratinga
82 Pé de Serra
83 Piatã
84 Pindaí
85 Pintadas
86 Piripá
87 Planalto
88 Presidente Jânio Quadros
89 Quijingue
90 Remanso
91 Riachão do Jacuípe
92 Rio de Contas
93 Rio do Pires
94 Ruy Barbosa
95 Santa Inês
96 São Gabriel
97 Seabra
98 Sebastião Laranjeiras
99 Senhor do Bonfim
100 Sobradinho
101 Tanhaçu
102 Tanque Novo
103 Tremedal
104 Uauá
105 Várzea da Roça
106 Várzea Nova

Fonte: Correio

Compartilhar

Conquista é melhor cidade baiana em saneamento básico

Publicado em 28/08/2014 às 07h49
Conquista é cidade baiana melhor colocada em ranking do saneamento básico no Brasil
Foto: Reprodução
 
O Instituto Tara Brasil divulgou nesta quarta-feira (27) o ranking de saneamento básico das 100 maiores cidades do país, com base nos dados do Sistema Nacional de Informações de 2012. Apenas três cidades baianas aparecem na lista:
 
 
Vitória da Conquista, melhor cidade baiana na lista, no 32° lugar, Salvador (34°) e Feira de Santana (67°).  A liderança do ranking é da cidade de Franca, em São Paulo.
 
Segundo a pesquisa, os municípios brasileiros fazem pouco para reduzir as perdas de água por faturamento. Apenas 10% dos municípios analisados na pesquisa registraram melhoria de mais de 10% na redução de perdas de água. Em média, de acordo com o levantamento, a melhoria nas perdas dos municípios ficou em 0,05% na comparação entre 2011 e 2012.
 
Neste período, mais da metade das cidades pesquisadas (51) não reduziu em nada as perdas ou até piorou os resultados no período. Segundo o Trata Brasil, os números sugerem que “diminuir perdas de água não vem sendo uma prioridade entre os municípios brasileiros”. Em cidades com índices de perda muito elevados, por exemplo, a instalação de equipamentos como controladores de vazão e pressão tem reflexos rápidos na perda por vazamentos. 
 
 
Compartilhar

Morre aos 86 anos o empresário Antônio Ermírio de Moraes

Publicado em 25/08/2014 às 15h30

O empresário Antônio Ermírio de Moraes, presidente de honra do Grupo Votorantim, morreu na noite de ontem (24) na capital paulista, aos 86 anos, por insuficiência cardíaca, segundo a assessoria de imprensa da empresa. O corpo será velado hoje (25), a partir das 9h, no Salão Nobre do Hospital Beneficência Portuguesa. O enterro será às 16h no Cemitério do Morumbi.

Engenheiro metalúrgico formado pela Colorado School of Mines, nos Estados Unidos,  Antônio Ermírio iniciou a carreira no Grupo Votorantim em 1949, sendo o responsável pela instalação da Companhia Brasileira de Alumínio, inaugurada em 1955. O grupo está presente em mais de 20 países, nos segmentos de metais, cimento, papel, química, eletricidade e sucos.

Em 1986, foi candidato ao governo do estado de São Paulo pela União Liberal Trabalhista Social ( PTB, PL e PSC ), mas perdeu para Orestes Quércia (PMDB). Escreveu e produziu três peças teatrais, com foco nos problemas brasileiros, sendo membro da Academia Paulista de Letras.

Em nota, a Votorantim lamentou a morte do empresário. “Com o falecimento do Dr. Antônio Ermírio de Moraes, o Grupo Votorantim perde um grande líder, que serviu de exemplo e inspiração para seus valores, como ética, respeito e empreendedorismo, e que defendia o papel social da iniciativa privada para a construção de um país melhor e mais justo, com saúde e educação de qualidade para todos. Dr. Antônio deixa a esposa, Dona Maria Regina Costa de Moraes, com quem teve nove filhos”. 

Fonte: Tribuna da Bahia

 

Compartilhar

Prefeitura inaugura novas barracas padronizadas do mercadão

Publicado em 25/08/2014 às 15h28
Prefeito-inaugura-novas-barracas-padronizadas-do-Mercado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em continuidade ao processo de revitalização de um dos mais importantes espaços de Irecê, o prefeito Luiz Pimentel Sobral inaugurou a nova padronização das barracas instaladas no entorno do Mercadão. A Prefeitura investiu mais de R$ 130 mil reais nas novas estruturas com recursos próprios. Para os comerciantes locais, que trabalham no Mercadão há muito anos, o movimento e os lucros aumentaram bastante depois das intervenções da Administração Municipal.  

 

São 91 novas barracas, com bancada e cobertura, que seguem as recomendações técnicas de segurança e vão dar melhores condições de trabalho aos comerciantes. De acordo com Luiz Sobral, essa conquista reafirma o compromisso da Administração Municipal com os pequenos empresários e empreendedores individuais, que são a base de sustentação da economia da cidade.

A padronização das barracas é mais uma etapa do projeto de qualificação do Mercadão, que passou por melhorias na estrutura, ganhou Praça de Alimentação e conta com melhores serviços de fiscalização, limpeza e segurança. Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura realizou uma grande festa de São João no espaço do Mercadão, com 5 dias de programação, impulsionando as vendas e gerando mais lucros aos comerciantes do local.

 

Segundo o prefeito, o Mercado Municipal ainda vai receber novos investimentos em breve. “As mudanças já impactaram nas vendas e atraíram a atenção da população. Essa constatação nos enche de orgulho e mostra que estamos no caminho certo”, acrescentou o gestor, que foi festejado pelos populares e esteve acompanhado por secretários, vereadores e lideranças políticas do município.

 

Fonte: Prefeitura de Irecê

Compartilhar

USP testa uso de derivado da maconha contra insônia

Publicado em 25/08/2014 às 14h39
USP testa uso de derivado da maconha contra insônia
Medicamento é proibido no Brasil | Foto: Reprodução/Globo
 
Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto começaram testes com canabidiol – substância derivada da maconha – para entender os seus efeitos no sono. De acordo com o professor da Faculdade de Medicina (FMRP) José Alexandre de Souza Crippa, o teste com a substância em outros distúrbios neurológicos já apresentou resultados positivos e 40 voluntários foram convocados para participar do novo estudo.
 
O objetivo é avaliar se o medicamento seria eficaz em manter os níveis de relaxamento durante a noite. “Já mostramos previamente que o canabidiol é capaz de atuar melhorando alguns distúrbios do sono, especialmente em pacientes com Parkinson, em um transtorno de modo específico chamado transtorno comportamental de sono REM, que não tem tratamento farmacológico adequado atualmente”, explica Crippa. Testes em animais apresentaram melhoras em quadro de insônia.
 
A comercialização da substância é atualmente vetada no país pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com exceção de casos em que os pacientes obtêm autorizações especial. Por isso, a USP enviou, em julho, uma carta aberta ao órgão em que defende a sua reclassificação. “A polêmica é porque o canabidiol é um composto que está presente na Cannabis sativa [maconha]. Se ele estivesse na jabuticaba, por exemplo, não haveria nenhuma polêmica”, garante o pesquisador. Informações do G1.
 
Compartilhar

Paciente dado como morto respira e volta à UTI na Bahia

Publicado em 25/08/2014 às 14h34

Sesab vai apurar caso de paciente dado como morto


Walter Lúcio chegou a ser colocado em saco para cadáveres

 

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) vai abrir uma sindicância para apurar o caso de Walter Lúcio de Oliveira Gonçalves, que foi dado como morto pela equipe do Hospital Geral Menandro de Faria, em Lauro de Freitas.

O paciente de 54 anos, que tem câncer, deu entrada na emergência da unidade médica na manhã de sábado, 23, com falta de ar. Por volta de 23h do mesmo dia, a família recebeu a notícia de que ele teria falecido após um quadro de insuficiência respiratória.

Cerca de duas horas mais tarde, quando o atestado de óbito e os documentos do enterro já estavam prontos, o irmão de Walter Lúcio teve acesso à sala para vestir o corpo e percebeu um movimento de respiração dentro do saco para cadáveres.

 Walter Lúcio foi levado de volta para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), onde segue internado, e deve ser transferido em breve para o Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais Irmão Dulce (Osid), para dar continuidade ao tratamento contra o câncer.

Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) abriu uma sindicância interna para apurar o caso. Segundo o órgão, "a diretora geral do HGMF, Margarida Miranda, vai se reunir com toda a equipe que atendeu o paciente e também com a diretoria da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) para esclarecer todo o procedimento pelo qual passou o paciente em questão."

Fonte: A Tarde

Compartilhar

Presos fazem "farra" dentro de complexo policial na Bahia

Publicado em 25/08/2014 às 14h15

 
Presos fumam e dançam dentro de cadeia em Barreiras

O complexo policial de Barreiras (cidade no oeste da Bahia de fica a 855 km de Salvador) tem capacidade para 32 prisioneiros - sendo que atualmente comporta 70 detentos. Apesar disso, a superlotação parece não incomodar nem um pouco os presos que foram flagrados em um momento de festa na cena da unidade prisional.

As gravações da "farra" foram encontradas em um celular de outra pessoa, apreendida fora do presídio, durante uma abordagem policial. Nas filmagens, os presos aparecem animados com um aparelho de som ouvindo música alta, fumando supostamente maconha e fazendo poses para a câmera, que registra o momento de "lazer".

Em entrevista à imprensa local, o delegado seccional Francisco Carlos de Sá prometeu instaurar inquérito para apurar o caso. "É prematuro emitir opinião sobre o assunto, precisamos investigar", completou.

Fonte: A Tarde

 

Compartilhar

Previdência começa a pagar hoje 13º salário

Publicado em 25/08/2014 às 14h12

A Previdência Social inicia hoje (25) o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário. Também começa nesta segunda o depósito dos benefícios da folha de agosto para os segurados que recebem até um salário mínimo e têm cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito. Para quem recebe acima do mínimo, o pagamento começa a ser depositado no dia 1º de setembro. O calendário de pagamento de agosto segue até 5 de setembro.

Na folha de agosto, a Previdência vai transferir para a economia dos municípios mais de R$ 13,9 bilhões referentes apenas ao pagamento da primeira parcela da gratificação natalina, o décimo terceiro salário. Ao todo, mais de 27 milhões de benefícios terão direito ao abono em todo o país. Além disso, a folha de agosto vai pagar mais de 31 milhões de benefício,s o que corresponde a cerca de R$ 29 bilhões. Essa diferença entre a quantidade de benefícios da folha e o número de benefícios do abono ocorre porque nem todos os segurados têm direito a receber o décimo terceiro salário. O valor total da folha, considerando o pagamento da gratificação natalina, ultrapassa R$ 43 bilhões.

Não haverá desconto de Imposto de Renda (IR) nesta primeira parcela. De acordo com a legislação, o IR sobre o décimo terceiro salário só é cobrado em novembro e dezembro, quando será paga a segunda parcela do benefício, informou o Ministério da Previdência Social.

O extrato mensal de pagamento de benefícios estará disponível para consultas na página do ministério na internet a partir do dia 25 de agosto e também nos terminais de autoatendimento dos bancos pagadores.

Fonte: Correio

Compartilhar

Bancos sobem tarifa e lucram mais

Publicado em 25/08/2014 às 14h07

Com alta expressiva nos lucros no 1º semestre, Itaú e Bradesco se beneficiaram não só do crédito, como também da guinada na receita de tarifas e serviços pagos por consumidores

De um ano para cá, os bancos que fizeram reajustes de preço no maior percentual de tarifas foram também os que tiveram a alta mais expressiva nos lucros divulgados no primeiro semestre de 2014.

Thinkstock/Getty Images
Receita de tarifas do Itaú cresceu 17,8% no semestre

Encerrados os balanços do período, as instituições financeiras com os melhores resultados foram beneficiadas não apenas por carteiras de crédito de menor risco e pela sensível queda nos calotes, como também pela significativa alta na receita com tarifas e serviços.

Entre os cinco maiores bancos, o bom desempenho foi liderado pelo Itaú, que teve lucro 33% maior ante os seis primeiros meses de 2013, de R$ 9,502 bilhões. Foi também a instituição com o aumento mais expressivo de receitas vindas dos consumidores (17,8%), somando R$ 13,3 bilhões.

Essa fonte de receita representou mais da metade da margem financeira (diferença de juros cobrados pelo crédito e pagos aos investidores) do banco no semestre, que foi de R$ 24,6 bilhões.

Apesar de as tarifas e serviços não terem sido o principal catalisador do lucro dos bancos, elas influenciaram positivamente nos resultados, na visão do analista da Um Investimentos, Henrique Florentino.

“O aumento da receita [de tarifas e serviços] foi mais influenciado pelos reajustes de preços do que pela expansão no número de correntistas, que foi inexpressivo”, observa.

A base de clientes do Itaú, incluindo correntistas ou não, cresceu de 58 milhões, no ano passado, para 62,2 milhões ao fim do último semestre, alta de 7% – 10 pontos percentuais a menos que os ganhos com taxas e produtos. 

De 40 tarifas bancárias dos serviços prioritários, o Itaú reajustou 42% delas de 2013 para cá, segundo um levantamento do Procon-SP divulgado em junho deste ano. O Bradesco, com o segundo maior aumento na lucratividade (22,9%), aparece na sequência com o maior percentual de tarifas reajustadas (17%).

Empatado com o Bradesco neste quesito, o Banco do Brasil foi exceção: seu lucro cresceu apenas 2% no período, influenciado por fatores como o gerenciamento de despesas administrativas e o leve aumento da inadimplência.

Tarifas irregulares são terceira maior causa de reclamações

A cobrança irregular de tarifas por serviços não contratados foi a terceira maior causa de reclamações procedentes ao Banco Central em junho. Foram registradas 141 queixas no período, de um total de 1748.

Quando somados todos os tipos de cobranças indevidas pelos bancos, elas representaram 14% das denúncias contra o sistema bancário. O BC recebeu 261 queixas a respeito, atrás de débitos não autorizados em conta corrente, que somaram 299 ocorrências.

No último ranking de reclamações ao Procon, de 2013, os bancos representaram quase metade das 20 empresas mais demandadas por consumidores.

Os bancos são proibidos de cobrar uma série de serviços considerados essenciais. Entre eles, estão o fornecimento de cartão de debito, quatro saques em dinheiro por mês e dois extratos com a movimentação dos últimos 30 dias.

Maiores ganhos com tarifas compensam perdas no spread

Para o analista da XP Investimentos, Thiago Souza, o aumento expressivo na receita com tarifas resulta da nova estratégia de diversificar a receita. “Os bancos estão bem mais focados em elevar a rentabilidade com tarifas e serviços depois que houve uma redução importante do spread [diferença entre os juros pagos e ganhos pelo banco] com a queda nos juros”, explica.

Além do reajuste de preços, a política de redução de custos dos bancos, incluindo cortes de postos de trabalho, e a combinação entre baixa inadimplência e aumento gradual do spread, com a retomada da Selic desde o ano passado, ajudaram o resultado saudável no último trimestre, acredita o analista da Ativa Corretora, Lenon Borges.

O Santander, que viu um encolhimento de 2,2% de seu lucro no semestre anterior, elevou o preço de apenas 2,4% de suas tarifas. Já a Caixa, beneficiada pela ampliação da carteira de crédito, encerrou o período com lucro de 7,9%, e não aumentou as taxas de seus serviços.

Ainda assim, a receita proveniente dos consumidores subiu 10% no semestre, ante mesmo período de 2013. O motivo, segundo a Caixa, foi o incremento no volume de negócios com clientes.

“Tradicionalmente, os bancos públicos oferecem serviços mais baratos e adotam um política de não repassar os reajustes para os clientes, uma vez que miram um público de renda menor”, explica Borges, da Ativa.

Fonte: IG Economia

Compartilhar

Homem morre após cair de cachoeira em Barreiras

Publicado em 25/08/2014 às 14h03
Homem morre após cair de cachoeira em Barreiras
Foto: Sigi Vilares
 
Um homem morreu neste domingo (24) após se desequilibrar e cair nas pedras da cachoeira do Acaba Vida, em Barreiras, oeste baiano. Klebio Jesus da Silva, 28, caiu ao descer um trecho rochoso. O Serviço de Atendimento Móvel (Samu) chegou a ser encaminhado ao local, porém o difícil acesso à parte de baixo da cachoeira – onde Keblio sofreu o impacto – fez com que os bombeiros precisassem utilizar o rapel para chegar ao local. A vítima sofreu ferimentos graves e não resistiu. O corpo de Klebio foi liberado neste domingo (25) para sepultamento. 
 
Compartilhar

Mega-Sena pode pagar R$ 28 milhões nesta quarta-feira

Publicado em 30/07/2014 às 09h01

O sorteio 1.621 da Mega-Sena, que acontece nesta quarta-feira (30), pode pagar R$ 28 milhões para quem acertar as seis dezenas. As apostas têm preço a partir de R$ 2,50 e podem ser realizadas até as 19h em qualquer lotérica do Brasil.

Se levar o prêmio sozinho, o ganhador pode ter um rendimento de R$ 153 mil por mês se investir os R$ 28 milhões em poupança. Se preferir, o apostador pode comprar 35 imóveis no valor de R$ 800 mil cada, ou uma frota de 215 carros de luxo.

No concurso anterior, o prêmio acumulou e ninguém levou os R$ 22 milhões sorteados. A quadra teve 9.539 acertadores e os apostadores receberão R$ 429,64. Já a quina, cujo prêmio foi de R$ 21.094,54, teve 136 acertadores. Os números sorteados no concurso 1.620 da Mega-Sena foram:  13 - 23 - 27 - 34 - 38 - 57.

Fonte:  Uol Notícias

Compartilhar

94 cidades baianas não cumprem lei que proíbe lixões

Publicado em 30/07/2014 às 08h57
  •  

    Aterro de Feira de Santana atende à norma e recebe mil toneladas por dia

Pelo menos 22% dos municípios baianos ouvidos pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) ainda descartam resíduos em lixões.De acordo com   levantamento divulgado ontem   pela entidade, 94 cidades do estado ainda utilizam o lixão, e outras 36 descartam em aterros sanitários.

O estudo levou em conta as regiões com até 300 mil habitantes. O número de municípios   que descartam em lixões pode ser  ainda maior na Bahia, pois das 412   prefeituras questionadas pela CNM mais da metade (282) não respondeu à pesquisa.

Dentre as  26 capitais, mais  o Distrito Federal, 16  ainda descartam o lixo em ambientes a céu aberto. Salvador está entre as dez capitais que dispõem de aterro sanitário.

Diariamente, cerca de 2,8 mil toneladas de resíduos são levadas,  em viagens ininterruptas, ao km 6 da rodovia CIA-Aeroporto (BA-526). O lixão de  Canabrava foi desativado há 14 anos.
Os dados preocupam  a CNM porque a legislação determina que todos os lixões do país sejam extintos até o próximo sábado. 

A meta está prevista pela  Lei  12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Conforme a norma,  as prefeituras  devem elaborar o  Plano  de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS), fechar os lixões e destinar os rejeitos apenas para os aterros.

O texto ainda prevê a implantação de coleta seletiva em cada cidade.

Nacional

Segundo o levantamento, no país 807 municípios (32,5%) descartam em lixões e 1.525 (61,4%), em aterros. Das 5.469 prefeituras entrevistadas, mais da metade (2.998) não respondeu e outras 193 não souberam responder.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, criticou a forma como a lei foi aprovada. "Para fazer esta execução é preciso planejamento, recursos e pessoal, e os municípios não dispõem desses itens. Quem votou esta lei deveria ter dito onde está o recurso para executar o previsto", disse.

Para Ziulkoski,   o Governo Federal "investiu pouco" na implantação  de aterros nos municípios. Nos últimos anos, os municípios contaram com um investimento de R$ 206,4 milhões - R$ 68,7 milhões do Ministério das Cidades, R$ 131,6 milhões da  Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e R$ 6,1 milhões do  Ministério do Meio Ambiente.

Com esse levantamento, a CNM pretende  pedir a  prorrogação do prazo ao Governo Federal. Se a determinação não for alterada, os responsáveis que a descumprirem estarão sujeitos a sanções da Lei de Crimes Ambientais.

As penalidades vão de reclusão de um a quatro anos a multa de até R$ 50 milhões.

Fonte: A Tarde

Compartilhar

Assistência Social realiza Revisão Cadastral do Bolsa Família

Publicado em 30/07/2014 às 08h52

A Revisão Cadastral 2014 do programa Bolsa Família vai até o dia 19 de setembro desse ano. As famílias com mais de 2 anos que atualizaram seus cadastros, devem procurar o setor do Bolsa Família, na secretaria de Assistência Social, na Rua Lafaiete Coutinho, nº 235, Fórum. As famílias beneficiárias que não atualizarem os cadastros poderão ter seus benefícios bloqueados a partir de novembro de 2014. Maiores informações entre em contato com o telefone, 3641-4765.

Fonte: Prefeitura

Compartilhar

Arimo fwB normalcase tsN|bsd left uppercase b03s|Arimo left show fwR bsd b03s normalcase|||image-wrap|login news bsd fwB b01 c05 sbse|b01 c05 bsd|b01 c05 bsd|login fwR||b01 c05 bsd|content-inner||