Municípios

Irecê

Irecê é um nome indígena, dado pelo Tupinólogo Teodoro Sampaio, em substituição ao nome Carahybas. Irecê significa “pela água, à tona d’água, à mercê da corrente.

O município de Irecê foi criado em 2 de agosto de 1926, pela lei 1896, assinada no Palácio do Governo por Francisco Marques de Góes Calmon, com a denominação de Vila de Irecê. No entanto, por não ter renda suficiente que o caracterizasse como município, foi anexado a Morro do Chapéu, em 8 de Julho de 1931, pelo decreto nº 7479, assinado no Palácio do Governo, por Arthur Neiva ? Bernardino José de Souza.

A independência política de Irecê aconteceu de fato a partir do ano de 1933, através do decreto 8452, de 31 de maio de 1933, assinado no Palácio do Governo, por Juracy M.M. Magalhães., restaurando o então extinto município.De 1933 para cá, não houve mais nenhum retrocesso. Esta é a data que se comemora o aniversário de independência política do município.

Fonte: Wikipédia

Localização de Irecê

 

Geografia

Situado a 478 km da cidade de Salvador, o município de Irecê fica na zona fisiográfica da Chapada Diamantina Setentrional, abrangendo toda a área do Polígono das Secas. Pertence à bacia do São Francisco.

Ocupa posição de status por ser a maior cidade da microrregião, tendo a maior população, e por ser a mais evoluída tecnologicamente. A microrregião de Irecê é composta por 19 municípios, segundo o IBGE: América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Irecê, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, São Gabriel, Souto Soares e Uibaí.

O Maior Distrito da microrregião de Irecê é Salobro que pertence ao Município de Canarana.

Economia

O município é famoso e reconhecido pelo grande potencial agrícola e agropecuário, tendo recebido o título de "Cidade do Feijão" pelas grandes safras colhidas aqui nas décadas de 1980 e1990.

O município, em seus tempos áureos foi o primeiro produtor de feijão do nordeste, e o segundo do País.

A economia do município e região é baseada na produção agrícola de policultura, dando-se destaque além da produção de mamona e feijão, à produção de cebola, tomate, beterraba, cenoura, pinha (que também tem grande destaque na região); baseia-se também a economia na pecuária e no comércio local, que há muito se desvinculou da produção agrícola, tornando-se logo auto-suficiente.

Seu comércio é destaque no cenário estadual, a cidade é o centro da região com muitas lojas de todos os segmentos e grupos empresariais.

Está passando a ser conhecida também como polo de vestuário, onde muitos comerciantes locais passaram a se tornar atacadistas e varejistas, alavancando assim a economia do município.

Administração

  • Prefeito: Luizinho Sobral (2013/2016)
  • Vice-prefeito: Dorinha Lelis
  • Presidente da câmara: Joilton (2009/2012)

A cidade conta com 15 vereadores, sendo que a maioria é da classe governista.

Educação

A cidade possui um campus avançado da Universidade Federal da Bahia (UFBA), um campus da Universidade Estadual da Bahia (UnEb) e um campus do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), contando ainda com faculdades particulares: Anhanguera, Uessba, Unopar, Eadcon e FTC ead, colégios estaduais como o Modelo um dos maiores, e programas como a TV Irecê que capacita jovens na area de Audiovisual, rádio, gráfica e webdesigner.

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) é instituição comparada às universidades, mas possui uma estrutura diversa e muito mais ampla. O IFBA além de dispor do ensino médio, dispõe também de cursos técnicos que preparam os alunos para o mercado de trabalho. Com os cursos atuais de Eletromecânica, Biocombustíveis e Informática. Futuramente novos cursos serão adicionados como o de Licenciatura em Física que iniciará no próximo ano.

Irecê ocupa a décima sétima colocação no IDEB entre todas as cidades da Bahia. Esses avanços vem proporcionando abertura para receber novos projetos educacionais, um deles é o Projeto UCA, Um Computador por Aluno. A Escola Municipal Duque de Caxias, próxima ao terminal rodoviário, está como Projeto Piloto. Recebeu 500 laptops, todos com software livre, Metasys, que farão parte do cotidiano dos alunos e professores. Os professores estão fazendo a formação do Proinfo para poder lidar com as maquinas.

Turismo

Apesar de Irecê estar inserida na região da Chapada Diamantina, uma região que conta com as mais belas paisagens, a cidade e a microrregião não contam com um grande potencial turístico, sendo que este é reforçado pelos próprios cidadãos, que costumam visitar suas famílias em cidades vizinhas, ou que retornam durante as férias das faculdades ou cólegios onde estudam, fora da região. A cidade de Irecê é geralmente muito visitada na época junina pois tem um a das melhores festas juninas da região e uma das 5 melhores no estado da Bahia.

Eventos

  • Explojão - Festa junina com a famosa "Puxada do trator elétrico"
  • Expoagri e Exposhow - Feira agropecuária e shows
  • São João de Irecê - O Tradicional arraia das caraibas que acontece anualmente,criado no final da decada de 1970, pela administração do então prefeito na epoca Joacy nunes dourado, Festa junina esta que atrai milhares de turistas
  • Marcha pela paz - Marcha realizada por todos os segmentos religiosos que movimenta milhares de pessoas
  • Festa de São Domingos - Festa do padroeiro da cidade
  • Irecê Metal Night - Anualmente acontece um dos maiores encontros de bandas de Heavy metal do interior baiano
  • Micareta de Irecê - Festa que já é referência em todo o estado
Município de Irecê
"Capital do feijão"
Bandeira de Irecê Brasão desconhecido
Bandeira Brasão desconhecido
Hino
Fundação 31 de maio de 1933
Gentílico ireceense
Prefeito(a) Luizinho Sobral (PTN)
(2013–2016)
Localização
Localização de IrecêLocalização de Irecê na BahiaIrecê está localizado em: Brasil
Localização de Irecê no Brasil
11° 18' 14" S 41° 51' 21" O
Unidade federativa  Bahia
Mesorregião Centro Norte Baiano IBGE/2008[1]
Microrregião Irecê IBGE/2008[1]
Municípios limítrofes Lapão, João Dourado, Presidente Dutra, São Gabriel
Distância até a capital 478[2] km
Características geográficas
Área 313,695 km² [3]
População 67 527 hab. IBGE/2012[4]
Densidade 215,26 hab./km²
Altitude 722[5] m
Clima Semiárido
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH 0,666 médio PNUD/2000[6]
PIB R$ 362 010,527 mil IBGE/2008[7]
PIB per capita R$ 5 542,96 IBGE/2008[7]

 

Luizinho Sobral
LUIZINHO SOBRAL 19PTN

Luizinho Sobral foi Eleito Prefeito em Irecêpelo PTN na coligação Aliança, Liderança e Trabalho. Com 16.738 votos (51,17% dos votos).
Vice: Dorinha

Nome: Luiz Pimentel Sobral
Idade: 35 anos (08/06/1977)
Naturalidade: Irece/BA
Estado Civil: Casado(A)
Ocupação: Deputado

Arimo fwB normalcase tsN|bsd left uppercase b03s|Arimo left show fwR bsd b03s normalcase|||image-wrap|login news bsd fwB b01 c05 sbse|b01 c05 bsd|b01 c05 bsd|login fwR||b01 c05 bsd|content-inner||